• Carregando...

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, assegurou neste sábado (18) que o governo de união nacional que dirigirá após o término do processo de reconciliação com o movimento islamita Hamas respeitará todos os acordos de paz estabelecidos até agora com Israel.

Em uma reunião em Ramala com o novo cônsul geral italiano em Jerusalém, Giampaolo Cantini, Abbas destacou que a agenda política do novo Governo será de continuidade e, portanto, seguirá a senda de seu programa político até agora, informou a agência oficial palestina "Wafa".

"O presidente atualizou Cantini sobre os últimos desenvolvimentos no processo de paz (com Israel), sobretudo nas conversas que aconteceram na Jordânia no mês passado e seu fracasso pela negativa de Israel em reconhecer as fronteiras de 1967 e em cessar a construção de assentamentos", acrescentou o texto da agência.

Presidente do movimento Fatah, que governa na Cisjordânia, Abbas chegou a um acordo com os líderes do Hamas, que controla Gaza, para a formação de um Governo de unidade que ponha fim a quase cinco anos de divisões internas.

Segundo o último acordo do processo de reconciliação, que começou em maio de 2011, o presidente será, além disso, o primeiro-ministro do executivo, que será formado por tecnocratas e independentes e terá como missão principal a realização de eleições em ambos territórios pela primeira vez desde 2006.

A aliança com o Hamas aumentou o temor em Israel de que Abbas aceite parte da agenda política dos islamitas, algo que o presidente rejeitou várias vezes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]