• Carregando...

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, pediu neste domingo (09) ao presidente de El salvador, Mauricio Funes, para que este seja o mediador no tenso processo de paz entre Palestina e Israel.

"Com sua qualidade senhor presidente, o senhor pode tomar essa função (...) de intermediar entre Palestina e Israel para que ambos encontrem a paz definitiva", disse Abas em uma declaração junto a Funes após uma reunião oficial privada.

Com esta reunião, Abbas concluiu uma visita a El Salvador iniciada na noite de sábado em meio a uma série de visitas à América Latina, iniciada na sexta-feira na República Dominicana, e que continuará neste domingo na Colômbia.

Abbas também disse que o reconhecimento dado por El Salvador à Palestina não contradiz as relações que a nação centro-americana possui com Israel e contribui para que Funes seja mediador em um processo de paz.

Funes, por sua vez, disse que seu país está disposto a contribuir para o restabelecimento das negociações.

"Queremos fortalecer nossas relações com a Palestina e queremos contribuir ativamente para o restabelecimento das negociações entre Palestina e Israel, para que estes cheguem à paz definitiva", disse.

Funes declarou ainda que está disposto a contribuir com sua experiência - em virtude de que El Salvador viveu um conflito interno e celebrou a paz mediante o diálogo e a negociação - para realizar todas aquelas ações diplomáticas necessárias para chegar ao retorno à mesa de negociações e que tanto Palestina quanto Israel "encontrem definitivamente a paz".

"Temos expressado também o desejo de nosso governo de que a Palestina como Estado independente e soberano goze de um assento permanente nas Nações Unidas, e estamos plenamente convencidos de que a Palestina, tendo lugar na ONU, passará a ser escutada e avançará muito mais nas negociações para o encontro da paz", disse Funes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]