• Carregando...

Cabul – Ao menos 80 civis morreram durante uma operação de forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta semana, informaram ontem fontes do governo afegão.

Segundo um integrante do conselho da província de Candahar, Bismallah Afghanmal, até 85 civis morreram em confrontos ocorridos em um distrito da região. Outro oficial, que falou em condição de anonimato, confirmou 80 mortes.

A Otan confirmou que há "relatos verossímeis’’ da mortes de civis, embora seu alvo sejam militantes do grupo Taleban. As tropas da força ocidental usaram morteiros, artilharia e suporte aéreo na ação.

Segundo Afghanmal, rebeldes talebans se refugiaram em casas de civis, que, por isso, foram bombardeadas.

A grande operação militar em curso foi lançada pela organização em setembro. As forças de coalizão mataram mais de 500 supostos rebeldes durante a Operação Medusa, que o comandante da Otan no Afeganistão, David Richards, qualificou de "grande sucesso’’.

O presidente afegão, Hamid Karzai, tem condenado as mortes de civis em várias ocasiões, e, na semana passada, pediu à Otan "cuidado máximo" em suas ações para não ferir inocentes.

O Taleban, grupo extremista islâmico ligado à Al Qaeda, comandava o Afeganistão até ser derrubado pelas tropas dos EUA enviadas ao país em 2001. À caça do terrorista Osama bin Laden e de seus seguidores, os EUA invadiram o Afeganistão semanas após os atentados de 11 de setembro contra Nova Iorque e Washington.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]