Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
GIGANTE

Achado buraco negro 33 vezes maior que o Sol

Os buracos negros absorvem toda a matéria e luz que neles penetram e não podem ser visto diretamente, por isso os cientistas só os detectam através dos efeitos da gravitação em outros objetos ou pela radiação que emitem

Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar (Foto: Roberto Custódio/JL)

Astronômos da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos EUA, anunciaram nesta terça-feira a quebra de um recorde anunciado há apenas duas semanas. Com a ajuda de dois satélites da agência espacial americana (Nasa), eles descobriram um buraco negro com massa 24 a 33 vezes maior que a do Sol, em uma galáxia pequena conhecida como IC 10. No dia 17 de outubro, há apenas 13 dias, havia sido anunciada a descoberta de um buraco negro com massa 16 vezes superior a do sol, na galáxia M33.

- Parece que os buracos negros que se formam a partir de estrelas mortas são muito maiores do que pensávamos - explicou Andrea Prestwich, da equipe da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

Os buracos negros absorvem toda a matéria e luz que neles penetram e não podem ser visto diretamente, por isso os cientistas só os detectam através dos efeitos da gravitação em outros objetos ou pela radiação que emitem.

A descoberta será publicada na edição desta quinta-feira da Astrophysical Journal Letters. Segundo os cientistas, o buraco negro recém-descoberto está localizado a cerca de 1,8 milhão de anos-luz da Terra, na constelação de Cassiopéia. Ele pertence à classe de objetos formados durante a morte de estrelas massivas e que são 10 vezes maiores que o Sol.

Desta forma, apesar de ter quebrado o recorde na categoria "stellar-mass" (com massa semelhante a de estrelas), a formação não pode nem ser comparada as que estão localizadas nos centros das galáxias. Segundo a Nasa, conhecidos como "super massivos", esses buracos negros têm massas que chegam a ser milhões, ou até bilhões, maiores que o sol. Essas formações foram geradas no começo da história do universo, por uma causas ainda desconhecidas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.