• Carregando...

O Iraque e os Estados Unidos chegaram ao consenso de que não haverá forças estrangeiras dentro do país árabe depois de 2011, anunciou hoje o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki. "Há um acordo entre as duas partes de que não haverá nenhum soldado estrangeiro no Iraque depois de 2011", declarou Maliki, segundo nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

Washington e Bagdá negociam há meses um controvertido acordo de segurança para decidir o futuro da presença militar americana no Iraque a partir de dezembro deste ano, quando expira o mandato concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que os soldados dos EUA fiquem em solo iraquiano.

Na sexta-feira, o negociador-chefe iraquiano Mohammed Al-Haj Hammoud, disse à AFP que o pacto de segurança fora finalizado por ambas as partes e já havia inclusive sido assinado pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Segundo ele, pelo acordo de 27 pontos, todas as tropas de combate dos EUA serão retiradas das grandes cidades iraquianas até junho de 2009 e a retirada total ocorrerá em 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]