• Carregando...
Gabinete do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou compromisso após conversas da semana passada com representantes russos, ucranianos e da ONU
Gabinete do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou compromisso após conversas da semana passada com representantes russos, ucranianos e da ONU| Foto: EFE/EPA/Presidência do Irã

O gabinete do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou nesta quinta-feira (21) que um acordo com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas para que sejam retomadas as exportações de grãos ucranianas pelo Mar Negro será assinado na sexta (22). Moscou e Kyiv não confirmaram a informação.

As exportações de grãos da Ucrânia por via marítima estão bloqueadas devido à guerra iniciada pelo país governado por Vladimir Putin em fevereiro. A estimativa é que haja cerca de 20 milhões de toneladas de grãos bloqueados em silos no porto de Odesa.

Representantes dos três países e da ONU debateram a questão em Istanbul na semana passada. Depois, Erdogan e Putin conversaram sobre o assunto em encontro no Irã sobre a guerra na Síria.

O acordo deve estabelecer controles conjuntos para verificação de grãos nos portos do Mar Negro e a Turquia será responsável por garantir a segurança das rotas de exportação, além de estabelecer um centro de coordenação com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]