• Carregando...

Dois importantes partidos espanhóis firmaram um acordo nesta quarta-feira (1°)que dará à região basca seu primeiro governo não nacionalista. A medida encerra um período de quase 30 anos de domínio do Partido Nacionalista Basco, uma legenda que flerta com a independência da região. De acordo com o acordo firmado na capital regional de Vitoria, os Socialistas liderarão um governo de minoria apoiado pelo conservador Partido Popular, ainda que não haja uma coalizão formal.

O líder Socialista Basco Patxi López deve assumir o cargo de governador da região no fim de abril ou no início de maio. As duas principais legendas da Espanha acusam a sigla nacionalista de criar divisões na comunidade basca, buscando fazer "um país dentro do país". O acordo de dez pontos prevê uma "nova era para unir a sociedade" basca. Nas eleições de 1º de março, o Partido Nacionalista conseguiu mais postos que os adversários no Legislativo regional, de 75 cadeiras, mas não conseguiu fazer uma maioria.

Juntos, o Partido Socialista Basco e o Partido Popular têm 38 vagas, o suficiente para empossar López. Em troca do apoio dos conservadores, os Socialistas concordaram em deixar um membro do Partido Popular ocupar o posto de presidente do Parlamento regional. O acordo é uma rara aliança entre as legendas, duras inimigas no plano nacional.

ETA

Anunciado na segunda-feira, o pacto prevê o combate ao grupo separatista basco Pátria Basca e Liberdade (ETA) como uma prioridade. Também pede o fim do que muitos moradores consideram preconceito contra os que não falam a língua da região, na hora de preencher postos na administração local.

Os dois partidos são críticos do atual presidente do governo da Comunidade Autônoma do País Basco, Juan José Ibarretxe. No ano passado, Ibarretxe tentou convocar um referendo sobre o status da região separatista, mas o Judiciário barrou a iniciativa. O partido de Ibarretxe criticou o acordo das outras duas legendas, que na prática tirou poder da sigla com mais votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]