• Carregando...

Diversos eventos e acordos marcaram o dia que antecede 40.ª Cúpula dos Presidentes do Mercosul, que ocorre nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Foram anunciados acordos de segurança entre Brasil e Bolívia, de redução das barreiras tarifárias entre os países integrantes do bloco e da criação da placa única para veículos. Também foi lançada a pedra fundamental para a construção de um memorial pelas vítimas da ditadura. Além disso, houve uma marcha de imigrantes na Ponte da Amizade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Foz do Iguaçu às 00h40 desta quinta-feira e seguiu direto para o hotel. Ele se reuniu pela manhã com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Kevin Rudd, e deveria se encontrar durante a tarde com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Às 13h, na Praça do Mitre, no Centro de Foz do Iguaçu, foi lançada a pedra fundamental de um memorial que vai homenagear as vítimas da ditadura na região da fronteira. O ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, esteve presente no evento.

Às 15h, na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, houve uma marcha de imigrantes brasileiros, paraguaios, argentinos e bolivianos que pedem mais facilidade na obtenção de documentos nos países vizinhos onde vivem.

Acordos

Entre os acordos econômicos, foi aprovado o programa de união aduaneira entre os países membros do bloco que dever reduzir as barreiras tarifárias para o comércio no Mercosul. O acordo de livre comércio deve se estender também a outros países como Cuba, Palestina, Síria e Emirados Árabes Unidos.

Também foi aprovada a criação da placa de veículos única para os países membros do Mercosul. A placa deve ser implantada para veículos de carga e passageiros, como caminhões e ônibus, a partir de 2016. Para as outras categorias, como carros de passeio, a entrada em vigor será em 2018, quando os veículos novos já receberão a placa do bloco. A ideia é facilitar o trânsito dos veículos entre os países. Um cadastro integrado também vai unificar o sistema de multas, possibilitando a penalização a motoristas que cometerem irregularidades no trânsito de um país vizinho.

Brasil e Bolívia anunciaram um acordo para atuarem de forma conjunta para prevenção e combate ao crime organizado. O plano terá como objetivo formar policiais, combater a lavagem de dinheiro e fortalecer as relações de fronteira entre os países.

Com o encerramento da Cúpula Social do Mercosul, evento que antecede a Cúpula do Mercosul, no Parque Tecnológico Itaipu, o presidente Lula iria oferecer um jantar para os 12 chefes de Estado presentes na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]