• Carregando...
Malala e Satyarthi | EFE/Facundo Arrizabalaga e Reuters/Adnan Abidi
Malala e Satyarthi| Foto: EFE/Facundo Arrizabalaga e Reuters/Adnan Abidi

Caixa Zero: o Nobel de Malala é um símbolo poderoso. E que tem a ver com o Brasil

Leia o post completo.

Confira os prêmios Nobel de 2014

6/10 - Medicina

7/10 - Física

8/10 - Química

9/10 - Literatura

10/10 - Paz

13/10 - Economia

A ativista adolescente paquistanesa Malala Yousafzai e o presidente da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, o indiano Kailash Satyarthi, ganharam o Nobel da Paz 2014, informou nesta sexta-feira o Comitê Nobel da Noruega.

O prêmio foi concedido pelo Comitê "por sua luta contra a repressão das crianças e dos jovens e pelo direito de todas as crianças à educação". Com o resultado, Malala, de 17 anos, se torna a mais jovem ganhadora do Nobel.

Malala pede para dialogar com os talibãs

Parlamento Europeu concede prêmio de direitos humanos para Malala

Malala Yousafzai faz discurso na ONU em defesa da educação

Biografia: a menina que enfrentou o Talebã pela educação

Nos países mais pobres do mundo, 60% da população é menor de 25 anos, lembrou o júri para afirmar que o respeito aos direitos das crianças e dos jovens é "um pré-requisito para um desenvolvimento global em paz".

No caso de Kailash Satyarthi, o Comitê destacou seu "grande valor pessoal" que, "na tradição de Gandhi", o levou a liderar protestos e manifestações, todas pacíficas, para denunciar a exploração infantil.

"Contribuiu além disso para o desenvolvimento de grandes convenções internacionais dos direitos das crianças", ressaltou, ao argumentar a concessão do Nobel da Paz.

No caso de Malala Yousafzay, que já aparecia como uma das favoritas para ganhar o prêmio em 2013, o Comitê ressaltou que, "apesar de sua juventude, já lutou por vários anos pelo direito das meninas à educação e mostrou com seu exemplo que crianças e jovens também podem contribuir para melhorar a sua própria situação".

"Ela fez isso nas mais perigosas circunstâncias. Através de sua luta heroica, se transformou em uma porta-voz e líder a favor do direito das meninas à educação", acrescentou o júri.

Ao premiar um hindu e uma muçulmana, um indiano e uma paquistanesa, o Comitê também apostou em uma "luta conjunta a favor da educação e contra os extremismos".

Também foi lembrada a importância do trabalho de todas as pessoas e organizações que atuam contra a exploração infantil. Segundo os números divulgados, é estimado que haja cerca de 168 milhões de crianças que trabalham no mundo, 78 milhões a menos que no ano 2000.

Nascido em 1954 em Vidisha, na Índia, país onde ainda reside, Kailash Satyarthi é presidente da ONG Marcha Global contra o Trabalho Infantil. Liderou em 1998 uma mobilização civil contra o exploração infantil que reuniu cerca de 7,2 milhões de pessoas e que deu lugar ao nascimento da ONG.

A paquistanesa Malala Yousafzay, nascida em 1997, em Mingora, ficou gravemente ferida há dois anos quando o ônibus escolar em que era transportada foi atacado. Foi transferida para o Reino Unido devido ao temor por sua segurança e foi submetida a várias intervenções.

Malala se tornou nos dois últimos anos um ícone da luta pelos direitos das meninas à educação e foi escolhida em 2013 pela revista Time uma das pessoas mais influentes do mundo.

Nobel em 2014

O prêmio Nobel da Paz foi a quinta categoria a ser concedida este ano.

A atual edição do Nobel começou na segunda-feira (6) com a concessão do prêmio de Medicina para o americano John O'Keefe e o casal norueguês May-Britt Moser e Edvard Moser, pela descoberta das "células que constituem o sistema de posicionamento do cérebro".

Na terça-feira (7), foi a vez do Nobel de Física, que foi para três cientistas japoneses e sua pesquisa que levou ao diodo emissor de luz (LED, da sigla em inglês) azul. Com a descoberta, foi possível desenvolver a lâmpada de LED, mais econômica e ambientalmente sustentável que as incandescentes ou que as fluorescentes.

Na quarta-feira (8), foi entregue o Nobel de Química, que foi para uma pesquisa de dois americanos e um alemão que permitiu avanços em microscopia.

Já na quinta-feira (9), o romancista francês Patrick Modiano foi agraciado com o Nobel de Literatura.

Na segunda-feira (13), será divulgado o prêmio do Nobel de Economia, o último desta no.

Além do reconhecimento por seus trabalhos, os premiados em cada categoria receberão 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).

A entrega dos prêmios será realizada, como estabelece a tradição, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em Estocolmo, para os vencedores das categorias Medicina, Física, Química, Literatura e Economia. O Nobel da Paz será entregue no mesmo dia, mas em Oslo, na Noruega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]