Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

AEB e agência russa confirmam assinatura de pré-contrato para viagem de astronauta brasileiro

A Agência Espacial Russa (Rosaviakosmos) informou, nesta terça-feira, ter firmado com o Brasil um pré-contrato para a viagem do primeiro astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos César Pontes, à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Horas depois, em uma nota, a Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou a assinatura do documento para a viagem do tenente-coronel à ISS no ano que vem, em uma nave russa, na qual ele levará experimentos científicos brasileiros para estudos em ambiente de microgravidade.

De acordo com o chefe-adjunto da Rosaviakosmos, Alexandr Medvédchikov, em breve o acordo definitivo deve ser assinado.

- Assinamos um contrato prévio para o vôo de um astronauta brasileiro à estação espacial e é possível que, em pouco tempo, assinemos o acordo definitivo - disse Medvédchikov.

Segundo ele, a assinatura do pré-contrato permite ao candidato brasileiro começar os treinamentos no Centro de Preparaçào de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, perto de Moscou.

- É possível que nosso hóspede chegue à Rússia nos próximos dias - disse Mevédchikov.

No entanto, tanto AEB quanto a assessoria do tenente-coronel Pontes, o único brasileiro com formação de astronauta, negaram que o pré-acordo permita o início do treinamento.

Segundo a AEB, o documento é apenas "uma espécie de carta de intenção", que não determina o início dos preparativos para a viagem. O contrato definitivo deve ser assinado pelos presidentes das duas agências espaciais (AEB e Roskosmos) durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia no dia 18 deste mês.

Na nota, a AEB informa ainda que desde o início do ano passado vem conduzindo as negociações sobre o vôo. Em outubro de 2004, o presidente da AEB, Sergio Gaudenzi, retomou o assunto em reunião de trabalho da Comissão de Alto Nível na Rússia quando foi aberta a real possibilidade de incluir um astronauta brasileiro em tripulação de nave Soyuz rumo à ISS.

Um assessor da presidência da AEB está em Moscou concluindo os termos do contrato de vôo, cronograma de treinamento e requisitos para a realização de experimentos científicos na primeira missão brasileira à ISS. O presidente da AEB informará ao tenente-coronel Pontes, nos próximos dias, a data do início do seu treinamento na "Cidade das Estrelas".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.