• Carregando...
talibã
Talibã levanta a bandeira do grupo extremista em um veículo enquanto patrulha Kandahar, Afeganistão, em 17 de agosto de 2021| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Enquanto o presidente americano Joe Biden se esconde em Camp David, o Talibã está humilhando os Estados Unidos. A retirada do Afeganistão é nosso pior desastre de política externa em uma geração. Enquanto o Talibã marcha para Cabul, eles estão assassinando civis, reimpondo sua lei islâmica cruel e se preparando para transformar o Afeganistão novamente em um regime de bandidos. A embaixada dos EUA disse aos americanos para se abrigarem em casa. Refugiados estão fugindo para o aeroporto, implorando para escapar do banho de sangue que se aproxima. Nada disso precisava acontecer.

Os Estados Unidos são a maior superpotência do mundo. Deve agir como tal. Mas o presidente Biden e sua equipe de segurança nacional não conseguiram proteger nem mesmo a embaixada americana em Cabul. Eles quebraram as promessas dos EUA aos homens e mulheres que anseiam pela liberdade – especialmente aqueles milhares de afegãos que serviram ao lado de nossos serviços militares e de inteligência. Eles estão virando as costas para as mulheres e crianças que estão desesperadas por um lugar nos voos restantes para fora do inferno.

A incompetência grosseira deu ao Talibã uma terrível oportunidade de massacrar nossos aliados. Oitenta e oito mil de nossos aliados afegãos solicitaram vistos para sair do país, mas este governo aprovou apenas 1.200 até agora. Estive entre um grupo bipartidário de senadores que pressionou Biden a acelerar esse processo, mas sem sucesso. Neste ponto, não está claro quantos poderemos tirar do país. Cada tradutor e aliado que nos apoiou está agora em risco.

Este derramamento de sangue foi previsto. Durante meses, republicanos e democratas no Comitê de Inteligência do Senado alertaram o governo Biden de que isso aconteceria. Agora o governo está agindo como se isso fosse uma surpresa. É uma versão vergonhosa e desonesta.

O secretário de Estado, Antony Blinken, tem aparecido em todos os noticiários da TV a cabo fingindo que isso não é um desastre. Os apologistas do governo podem falar e repetir o que quiserem, mas não podem abafar os gritos das mulheres que as forças do Talibã estão sistematicamente brutalizando.

O governo falou ingenuamente sobre uma "solução diplomática". O Talibã nunca se interessou e quebrou todos os acordos que assinaram. Basta olhar para as manchetes recentes. Só na semana passada, 27 crianças foram assassinadas nas mãos do Talibã. O Talibã executou 22 comandos afegãos enquanto eles tentavam se render pacificamente. Eles deixaram claras suas intenções – esses açougueiros estão online se gabando do massacre.

Propaganda para o Talibã

O Talibã não dá a mínima para ser convidado para o coquetel internacional da ONU em Bruxelas. Clichês sobre o "papel do Talibã na comunidade internacional" não irão cancelá-los. O Talibã não vai deixar de ser o Talibã só porque a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki os repreende.

A retirada dos Estados Unidos é um grande golpe de propaganda para os jihadistas. O Talibã alegará ser um "matador de superpotência". O Talibã ajudou seus aliados a realizar os ataques de 11 de setembro há quase exatamente 20 anos e, depois de nossa retirada, eles poderão se gabar de ter nos humilhado novamente.

Não se engane: o Talibã vai explorar cada uma das imagens da retirada americana. Fotos de afegãos desesperados perigosamente amontoados ao redor do aeroporto desprotegido em Cabul lembram dolorosamente as imagens de Saigon – imagens que cimentaram a vitória comunista no Vietnã e mostraram a fraqueza americana para o mundo. Os jihadistas estão migrando para o "solo sagrado", onde acabam de derrotar os "infiéis". O Afeganistão se tornará um santuário para grupos terroristas novamente.

China e Rússia também buscarão capitalizar a fraqueza e a incompetência de Biden. A mensagem deles é simples: por que a Ucrânia ou Taiwan deveriam confiar nos Estados Unidos depois de ver como Washington abandonou seus aliados no Afeganistão? Os inimigos da América estão salivando com a ideia de tirar vantagem do presidente que se rendeu na Guerra ao Terror.

O triste é que muitos no meu partido [republicano] estão tentando transferir a culpa, como se a última administração não nos tivesse colocado neste rumo. Esta é a verdade nua e crua: nenhum dos partidos leva a sério a política externa. Há uma década, demagogos mentem para o povo americano sobre nossa missão no Afeganistão. O presidente Trump deu início à estratégia de retirada que o presidente Biden está seguindo, com efeitos desastrosos.

Os políticos e especialistas que dão desculpas para esta retirada vergonhosa irão desonestamente alegar que as únicas opções eram a saída ou lutar nas chamadas "guerras sem fim". Eles fingem que nossas únicas opções eram uma ocupação massiva ou uma retirada imediata. Eles ignoram a realidade no local. Seus argumentos baratos levaram ao caos, perseguição e morte.

Os políticos não dizem esta verdade: os Estados Unidos não tinham uma força de ocupação para construção de nação no Afeganistão. A última vez que tínhamos 100.000 soldados no país foi há uma década. Não estamos travando "guerras sem fim" no Afeganistão mais do que travamos guerras sem fim na Coreia do Sul, Alemanha ou Japão – ou Kosovo, ou Honduras, ou qualquer outra nação onde temos forças implantadas. Um número relativamente pequeno de tropas apoiou com sucesso nossos aliados afegãos, fornecendo a espinha dorsal para missões de inteligência e operações especiais. Os americanos não estavam construindo impérios ou travando batalhas invencíveis. Estávamos defendendo campos de aviação e decapitando organizações terroristas, mantendo um rastro leve.

Os americanos ouviram falar de alguns vilões de destaque, como Qasem Soleimani e Abu Bakr Al-Baghdadi. Mas nossos heróis no Afeganistão mataram muito mais aspirantes a Bin Laden cujos nomes são desconhecidos – precisamente porque foram mortos antes que pudessem derrubar um World Trade Center. Lutamos e vencemos essa guerra no Afeganistão, não nas costas americanas. Mas você não perceberia isso pela retórica isolacionista em torno das escolhas de Biden.

É importante reconhecer o trabalho que nossas forças especiais e operativos de inteligência fizeram após o 11 de setembro. As parcerias que construíram com nossos aliados afegãos foram baseadas na ideia de que os EUA não são capazes desse tipo de traição. Tive uma dúzia de conversas com oficiais de inteligência americanos e operadores especiais nas últimas semanas, e eles me disseram que juraram a seus recrutas afegãos que se eles lutassem ombro a ombro com americanos, nós protegeríamos suas esposas e filhos. Essas promessas estão sendo quebradas. Os Estados Unidos deveriam ser melhores do que isso. O governo Biden está cuspindo na cara de todos esses heróis, mas temos uma dívida de gratidão com eles. O trabalho que eles fizeram foi importante, e ainda importa.

Nossas tropas não perderam esta guerra. Os políticos escolheram a derrota. Nunca tivemos que deixar o Talibã vencer, mas uma doutrina bipartidária de fraqueza humilhou a maior superpotência do mundo e entregou o Afeganistão aos açougueiros.

Nas próximas semanas, a situação no Afeganistão vai piorar muito. Os americanos precisam orar por esse país conturbado. O presidente Biden precisa se levantar, sair do esconderijo e assumir o controle da bagunça que criou. Proteger os aeroportos e retirar o máximo de almas possível de lá. O tempo é curto.

*Ben Sasse é filiado ao Partido Republicano e é senador júnior do estado do Nebraska, Estados Unidos.

©2021 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]