Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ocupação

Afegãos protestam após acharem cópias do Alcorão no lixo

Livro sagrado dos muçulmanos teria sido queimado por soldados americanos

Afegãos mostram cópias do Alcorão em protesto nesta terça-feira (21) | Massoud Hossaini/AFP Photo
Afegãos mostram cópias do Alcorão em protesto nesta terça-feira (21) (Foto: Massoud Hossaini/AFP Photo)
Afesgão protestam na frente da base militar de Bagram |

1 de 2

Afesgão protestam na frente da base militar de Bagram

Manifestantes gritaram

2 de 2

Manifestantes gritaram

O comandante americano das tropas da Otan no Afeganistão pediu desculpas após relatos de que soldados estrangeiros teriam "distribuído impropriamente" cópias do Alcorão. Na manhã desta terça-feira (21), milhares de afegãos protestaram contra a ação dos militares.

"Quando nós soubemos dessas ações, nós intervimos imediatamente e acabamos com isso", disse em comunicado o general Rjohn R. Allen, que pediu uma investigação do caso.

Rumores de que um exemplar do Alcorão teria sido queimado gerou um enorme protesto, com mais de 2 mil pessoas, do lado de fora da base militar de Bagram, a 60 quilômetros de Cabul. Segundo testemunhas, os soldados teriam usado balas de plástico contra os manifestantes que gritavam "Deus é grande" e jogavam pedras nos militares.

Autoridades afegãs disseram que cópias do livro sagrado muçulmano estava em um lixo que teria sido transportado por dois soldados americanos para o local onde ocorre a queima de resíduos da base. Quando cinco trabalhadores afegãos viram as páginas do Alcorão, eles interromperam o processo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.