• Carregando...
Artefato foi localizado e detonado logo após a chegada de Gustavo Petro ao município de Ituango, onde o presidente participaria de um evento
Artefato foi localizado e detonado logo após a chegada de Gustavo Petro ao município de Ituango, onde o presidente participaria de um evento| Foto: EFE/Luis Eduardo Noriega A

A polícia e a segurança da Presidência da República da Colômbia encontraram um artefato explosivo em uma área próxima ao município de Ituango, onde o presidente Gustavo Petro participou de um ato.

“A segurança avançada que estava verificando na área próxima encontrou o explosivo com a ajuda de um cão farejador”, explicou a equipe do presidente à Agência Efe.

“Os cães testaram afirmativamente para uma situação explosiva. Para garantir e proporcionar maior segurança na área, uma contra-carga é acionada para que, caso haja outro explosivo, esteja sob controle e manuseado de maneira controlada”, disse o comandante da Polícia de Antioquia, coronel Daniel Mazo.

A polícia já tinha detonado o artefato, localizado a apenas um quilômetro da sede da Prefeitura de Ituango e que não deixou ninguém ferido, logo após a chegada de Petro ao município, localizado no departamento de Antioquia.

O presidente participava de um evento organizado pela Comissão de Paz do Senado, liderada pelo senador do partido governista Pacto Histórico, que propôs visitar os 60 municípios mais afetados pelo conflito colombiano.

Até o momento não se sabe quem teria instalado o artefato, embora neste município, que está localizado em um corredor estratégico do narcotráfico, haja a presença de vários grupos armados, incluindo dissidentes das Farc e do paramilitar Clã do Golfo, que em anos anteriores causaram episódios de deslocamentos em massa.

Este incidente ocorre apenas três dias depois que outro posto avançado de Petro foi atacado por desconhecidos com tiros de fuzil em uma zona rural do município de Teorama a caminho de El Tarra, na conturbada região de Catatumbo, na fronteira com a Venezuela.

A informação oficial afirma que o ataque ocorreu em um setor conhecido como San Pablo, onde seis homens armados haviam instalado um posto de controle ilegal, que a caravana ignorou, razão pela qual os três veículos do posto avançado foram “impactados com armas de fogo”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]