Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Ahmadinejad pede diálogo justo com EUA

Presidente do Irã diz que está pronto para negociar com o governo Obama numa condição de respeito mútuo

Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursa em festa dos 30 anos da revolução iraniana: tom de ameaça foi substituído por desejo de negociação | Raheb Homavandi/Reuters
Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursa em festa dos 30 anos da revolução iraniana: tom de ameaça foi substituído por desejo de negociação (Foto: Raheb Homavandi/Reuters)

Teerã - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou ontem que Teerã está pronto a dialogar com os Estados Unidos numa condição de igualdade e respeito mútuo e condicionou o diálogo a uma mudança efetiva e não apenas tática em Washington.

Em discurso pelo 30º aniversário da Revolução Islâmica, Ahmadinejad, considerado inimigo pelo governo de George W. Bush, afirmou: "O novo governo americano declarou que deseja a mudança e iniciar a abertura ao diálogo, mas a mudança deve ser fundamental e não tática.''

O novo presidente americano, Barack Obama, assumiu a Casa Branca com promessas de uma diplomacia mais ampla e menos militar que a do antecessor e disse estar disposto a conversar com o governo de Ahmadinejad.

"O povo iraniano está disposto ao diálogo, mas dentro de um clima de igualdade e de respeito mútuo'', afirmou Ahmadinejad, diante de milhares de pessoas reunidas no centro de Teerã.

Mantendo o tom das últimas declarações, o presidente iraniano advertiu que o mundo não deseja a repetição do período negro de Bush. "(...) Se procurarem repetir os mesmos métodos de novo, devem saber que seu destino será o que teve Bush'', afirmou, sem maiores detalhes.

Washington

Na véspera, em sua primeira entrevista coletiva como presidente dos EUA, Obama afirmou esperar por aberturas para o diálogo entre Washington e Teerã já nos próximos meses, "quando poderemos começar a sentar em uma mesa e conversar cara a cara''. "Acho que há uma chance, pelo menos, de um relacionamento de respeito mútuo e progresso'', afirmou Obama.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.