• Carregando...

Com a entrega atrasada em um ano e meio, o primeiro exemplar do avião gigante Airbus A380, da companhia Singapore Airlines, pousou nesta quinta-feira em Sidney, vindo de Cingapura, em seu primeiro vôo comercial.

O maior avião comercial da história decolou do aeroporto de Changi, em Cingapura, às 08H16 locais (00H16 GMT) e aterrissou em Sidney às 07H23 GMT.

"É uma honra para nós podermos contar com vocês a bordo deste primeiro vôo comercial. Relaxem e desfrutem deste vôo", declarou pouco depois de decolar o piloto e comandante Robert Ting, entre os aplausos dos passageiros.

Os passageiros deste vôo inaugural foram mimados com um menu que contava com iguarias gastronômicas regadas com champanhe Dom Pérignon Rosado 1996.

As passagens foram leiloados pela internet e alcançaram a arrecadação de 1,3 milhões de dólares para obras de beneficência. O cliente mais generoso, Julian Hayward, um britânico residente em Sidney, pagou 73.000 euros por dois bilhetes de uma suíte com os quais participou "deste dia histórico", afirmou antes do avião levantar vôo. Na manhã desta quinta-feira, Hayward ocupou a poltrona 1A.

Thomas Lee, vindo da Califórnia e que viveu há 37 anos o vôo inaugural do Boeing 747, um avião que "representava um enorme avanço", afirmou que "com o A380 damos um enorme passo".

Este vôo marca o final de uma longa espera para a Singapore Airlines e para a Airbus, que adiou em um ano e meio a entrega de seu aparelho por problemas de industrialização. As dificuldades puseram em evidência a falta de integração entre os diferentes componentes da Airbus e levaram a uma simplificação da direção franco-alemã de sua matriz, a EADS.

Neste primeiro exemplar, a Singapore Airlines optou por uma versão luxuosa e espaçosa, configurada só com 471 assentos. Adotando o padrão standard, o super-jumbo, destinado a desafiar o 747 da americana Boeing (que voa desde 1970 e está dotado em sua versão ampliada com 450 lugares) pode transportar até 525 passageiros, número que pode chegar a 853 numa versão mais simples.

"Estamos a ponto de escrever um capítulo na história da aviação", declarou Chew Choon Seng, presidente da Singapore Airlines, pouco antes do avião gigante decolar.

Os vôos regulares entre Cingapura e Sidney começarão no domingo. O A380 voará, em seguida, de Singapura para Londres a partir de fevereiro. O Japão aparece como o próximo destino, segundo responsáveis da companhia.

O avião já conta com 189 encomendas e compromissos de compra de 16 clientes, principalmente do Golfo, Ásia e Europa.

As esperanças comerciais do A380 se fundam no desenvolvimento das alianças entre grandes aeroportos. A Boeing aposta, por outro lado, nos vôos diretos com seu futuro avião de longo alcance Dreamliner B787, cuja data prevista para o início dos serviços acaba de ser adiada seis meses, até dezembro de 2008.

Um total de 13 aviões A380 deve ser entregue no próximo ano, 25 em 2009 e 44 em 2010. A segunda unidade será entregue a princípio de 2008, também para a Singapore Airlines. As companhias Emirates, do Dubai, e a australiana Qantas começarão a receber aparelhos em meados de 2008.

A Airbus afirma que o futuro gigante dos ares será "o avião mais rentável do mundo" com um custo de por assento inferior em um valor entre 15% a 20% com relação ao B747.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]