• Carregando...

Oslo – O ex-vice-presidente americano Al Gore e a inuit canadense Sheila Watt-Cloutier, ambos militantes da luta contra o aquecimento global, estão entre os principais favoritos ao Prêmio Nobel da Paz, que será atribuído nesta sexta-feira em Oslo. Entre os 181 candidatos, o comitê Nobel pode ter escolhido este ano se concentrar na questão do aquecimento global, visto como uma grave ameaça a toda a humanidade.

"Tomamos uma decisão, e ela será anunciada na amanhã (hoje)", declarou o secretário do comitê, Geir Lundestad, sem entrar em detalhes.

"Neste ano em que a questão climática está no centro de todas as atenções, o comitê Nobel pode escolher trazer sua contribuição para o processo de conscientização dando o prêmio a Al Gore e Sheila Watt-Cloutier", disse Stein Toennesson, diretor do Instituto de pesquisa para a paz de Oslo (Prio).

Ex-vice-presidente de Bill Clinton e candidato democrata à Casa Branca em 2000, Al Gore, 59 anos, ajudou a levar a público o tema do aquecimento global com "Uma verdade inconveniente", documentário de sucesso premiado com dois Oscars.

Menos famosa, Sheila Watt-Cloutier, 53 anos, é uma inuit (nome dado a povos habitantes do Ártico) da província canadense de Quebec que defende com eloqüência "o direito ao frio" para as populações do Ártico, uma região onde as temperaturas sobem duas vezes mais rápido que em outras partes do mundo.

A premiação dos dois viria a calhar a algumas semanas da conferência de Bali, durante a qual deverão ser estudados, entre os dias 3 e 14 de dezembro, os meios de reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa depois de 2012, destacou Toennsson. Entretanto, os prognósticos são complicados porque a identidade dos candidatos é mantida em segredo, a menos que um "padrinho" decida anunciar publicamente o nome de seu favorito.

Diretor do Instituto norueguês dos assuntos internacionais (Nupi) e ex-coordenador dos serviços de emergência da ONU, Jan Egeland também acredita que a luta contra o aquecimento global mereceria um Nobel da paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]