• Carregando...

A Al-Qaeda e outros grupos extremistas iraquianos firmaram uma aliança para coordenar sua luta contra as forças americanas e o governo do Iraque, informou um comunicado divulgado na internet neste domingo.

O Conselho Mujahideen visa a confrontar "cruzados e seus dejetos (xiitas) e seguidores seculares que têm se apoderado de Bagdá", de acordo com a declaração atribuída à rede de Osama bin Laden e a outros quatro grupos extremistas menos conhecidos.

O conselho, que não inclui grupos maiores como o Exército de Ansar al-Sunna e o Exército Islâmico no Iraque, disse que "é bem-vindo qualquer um que queira se juntar à vitória (do Islã)".

A autenticidade da declaração não pôde ser confirmada. Ela foi publicada em um website freqüentemente utilizado por insurgentes, no qual foram divulgadas mensagens do conselho reivindicando responsabilidade por ataques ocorridos recentemente.

"O conselho também chama iraquianos no resto do mundo para lutar pela vitória da religião e se defender da opressão", acrescentou o comunicado.

A Al-Qaeda do Iraque, liderada por Abu Musab al-Zarqawi - o homem mais procurado por Washington no país - é um dos muitos grupos insurgentes a lutar contra o governo iraquiano, predominantemente formado por curdos e xiitas e apoiado pelos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]