• Carregando...
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, em conferência virtual sobre os efeitos da pandemia de coronavírus, 18 de maio de 2020
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, em conferência virtual sobre os efeitos da pandemia de coronavírus, 18 de maio de 2020| Foto: Kay NIETFELD / POOL / AFP

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, propuseram na tarde desta segunda-feira (18) a criação de um fundo conjunto de 500 bilhões de euros para combater a Covid-19 e socorrer as economias dos países membros da União Europeia.

Em coletiva de imprensa virtual, os líderes destacaram que a verba deve ajudar a economia do bloco a se recuperar da recessão trazida pela pandemia. "Nosso objetivo é que a Europa saia da crise ainda mais forte", ressaltou Merkel. A chanceler alemã disse que essa é a resposta de curto prazo à crise, e que uma solução de longo prazo, incluindo reformas na União Europeia, deve ser discutida mais tarde.

Macron fez questão de enfatizar a importância de respostas globais ao novo coronavírus. O presidente francês também afirmou que essa é a primeira vez que a Alemanha e a França concordaram sobre a necessidade de uma dívida conjunta da União Europeia (UE). A proposta também sugere dar autoridade à Comissão Europeia para emprestar dinheiro em nome da UE.

De acordo com a chanceler alemã, a Comissão Europeia, órgão executivo da UE, ficará responsável por definir onde e de que forma os recursos serão aplicados.

"O programa franco-alemão se une aos estímulos do Banco Central Europeu (BCE) para apoiar a UE", destacou em nota a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, após o anúncio conjunto dos países. "A proposta reconhece a dimensão do desafio econômico enfrentado pela Europa, e corretamente coloca o foco na necessidade de trabalhar para uma solução com o orçamento europeu em seu núcleo", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]