• Carregando...
Alemanha e Polônia enviam tanques de guerra para a Ucrânia
Um soldado espanhol em frente a um tanque Leopard 2: o mesmo modelo de carro de combate está sendo enviado pela Alemanha e Polônia à Ucrânia| Foto: EFE/Javier Cebollada

A Alemanha e a Polônia anunciaram nesta sexta-feira (24) o envio de tanques de guerra para a Ucrânia. Os quatro modelos enviados pelos alemães são da série Leopard 2 A6, enquanto os poloneses encaminharam Leopard 2 A4.

A Ucrânia conta atualmente com 18 tanques alemães e com um contingente de veículos de guerra poloneses não especificado.

"Estamos à disposição, junto com nossos parceiros portugueses e suecos, para formar um batalhão misto ucraniano", declarou o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.

Pistorius apontou que os três países irão encaminhar 3 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, entre modelos A5 e A6 - tecnicamente similares segundo o ministro da Defesa alemão.

Já a Polônia foi o primeiro país a propor a formação de um grupo de doadores de tanques avançados para a Ucrânia. O exército polonês possui 240 aparelhos do tipo Leopard 2, dos quais, 137 são da versão A4, que foram enviados à Ucrânia, e 105 do modelo A5.

Na semana passada, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, afirmou que o país havia entregue à Ucrânia um total de 250 tanques, a maioria T-72, de fabricação soviética, que foram modernizados pela indústria polonesa, e que o plano era de entregar mais 60 do modelo PT-91.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]