• Carregando...

Quatro homens foram pre­­sos na Alemanha ontem­­ sob suspeita de fornecer ilegalmente ao Irã peças para­­ a cons­­trução de um reator nu­­­­clear. Os suspeitos fo­­ram­­ detidos pela polícia em­­­­ suas casas e empresas em Hamburg, Oldenburg e Wei­­mar. Promotores disseram­­ que­­ cerca de 90 policiais estavam envolvidos na opera­­ção.

São três iranianos-ale­­mães­­ e um alemão, que teriam ven­­dido válvulas para serem usadas em reatores de água pesada. Segundo a Justiça alemã, os homens conhecidos pelos nomes Rudolf M, Kianzad Ka, Gholamali Ka e Hamid Kh sabiam para que as partes seriam usadas. Leis de privacidade alemãs­­ impedem que seus nomes completos sejam divulgados. E um quinto suspeito não foi nomeado.

Eles são acusados de usar companhias de fachadas na Turquia e no Azerbaijão para fornecer peças em negócios de milhões de euros.

Negócios ligados ao setor ­­nuclear são proibidos pela­­ Ale­­­­­­manha, por causa das san­­­­­­ções que a União Europeia man­­­­tém ao país persa.

Junto com os Estados Uni­­dos, a Eu­­ro­­pa está à frente da pressão­­ internacional contra o programa nuclear iraniano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]