• Carregando...

O radical de direita alemão Erns Zündel foi condenado nesta quinta-feira a cinco anos de prisão por negar sistematicamente o Holocausto, como ficou conhecido o assassinato de milhões de judeus durante o III Reich.

Com a sentença, a Audiência Provincial de Mannheim acatou a solicitação de pena feita pela Promotoria em sua alegação, enquanto os advogados de defesa haviam pedido a absolvição de Zündel.

O conhecido integrante da extrema-direita, de 67 anos, colocou em dúvida várias vezes a veracidade do Holocausto por meio de um site, cujo conteúdo o alemão alimentava a partir do Canadá, assim como mediante panfletos e diversas publicações.

Em março de 2005, Zündel foi expulso do Canadá e, desde então, está preso na Alemanha.

Antes de ser expulso, Zündel estava há dois anos em uma prisão canadense, após ter sido detido em 2003 em uma ação policial respaldada nas novas leis antiterroristas do Canadá.

As autoridades canadenses haviam chamado o alemão de "racista hipócrita", que se mostrava para o mundo como pacifista.

O juiz canadense Pierre Blais, que decidiu pela expulsão, disse que Zündel era uma "ameaça não apenas à segurança canadense, mas também para a comunidade internacional".

Acredita-se que Zündel tenha entrado em contato com organizações da extrema-direita americanas que pregam a violência e a supremacia racial branca, como a Ku Klux Klan e a Aryan Nations.

No início do processo, na Alemanha, Zündel queria ser defendido por outro famoso radical de extrema-direita, Horst Mahler, mas isto não foi possível, pois Mahler teve sua licença para advogar cassada.

Um dos advogados de Zündel pediu que o tempo que o alemão ficou detido no Canadá seja contabilizado como parte de sua pena.

Durante o processo, Zündel não se pronunciou sobre as acusações, limitando-se a sugerir a criação de uma comissão que investigue o que ocorreu nos campos de concentração e oferecendo sua ajuda para este trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]