• Carregando...
Mulheres se abraçam em Aceh, na Indonésia, onde um forte tremor de terra deixou em alerta a população para o risco de um tsunami na costa do país | Chaideer Mahyuddin/AFP
Mulheres se abraçam em Aceh, na Indonésia, onde um forte tremor de terra deixou em alerta a população para o risco de um tsunami na costa do país| Foto: Chaideer Mahyuddin/AFP

Presidente diz que não há tsunami após terremoto

O presidente da Indonésia disse que não há informações de mortes ou danos casados pelo forte terremoto desta quarta-feira (11) na costa da província de Aceh, e que não existe ameaça de tsunami apesar de um alerta ter sido emitido.

"Não há ameaça de tsunami apesar de estarmos em alerta", disse o presidente Susilo Bambang Yudhoyono em uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que visita a Indonésia.

"A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico mas as pessoas podem ir para lugares altos", disse Yudhoyono, acrescentando que enviou uma equipe especializada em tragédias para Aceh, que foi devastada por um tsunami em 2004.

O alerta de tsunami feito por países ao longo do Oceano Índico após a ocorrência de um terremoto de 8,7 graus de magnitude no mar da Indonésia levou pânico aos moradores do litoral da região. Pessoas fugiram para pontos mais altos em carros e motocicletas. Muitos choravam, outros gritavam "Deus é grande" enquanto deixavam suas casas.

Houve caos nas estradas e agitação. Relatos de moradores são ouvidos nas rádios locais e há informações de pessoas feridas durante a fuga.

O tremor foi sentido em Cingapura, Tailândia, Bangladesh, Malásia e Índia. Prédios de apartamentos e escritórios mais altos na costa oeste da Malásia sofreram abalos por pelo menos um minuto.

O Centro Nacional de Alertas de Desastres da Tailândia ordenou evacuação de moradores de seis províncias ao longo da costa oeste, incluindo os destinos turísticos mais populares do país, Phuket, Krabi e Phang-Nga.

O solo da Indonésia possui várias falhas que a torna propensa a atividades vulcânicas e sísmicas. Em 26 dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus de magnitude provocou um tsunami no Oceano Índico que deixou 230 mil mortos, quase três quartos deles em Aceh. As informações são da Associated Press

Tsunami não é grande, diz geofísico

Um tsunami medindo 17 cm foi gerado no Oceano Índico e está indo em direção à província de Aceh, na Indonésia, após um forte terremoto, afirmou uma autoridade do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico nesta quarta-feira. Mais cedo, um terremoto com magnitude de 8,7 abalou a costa da Indonésia, levando moradores a fugir em desespero. Victor Sardina, um geofísico de plantão no centro baseado no Havaí, disse que a medida vertical total da onda, de acordo com medidores de monitoramento, era de 35 cm, fazendo com que atingisse a altura de 17 cm. Ele não forneceu o tempo estimado para que a onda chegue ao continente. "Não parece ser um grande tsunami", disse Sardina. "Mas ainda estamos monitorando, pois tsunamis vêm em baterias de ondas".

Tailândia emite alerta de tsunami em seis províncias do sul

O Centro Nacional de Prevenção de Desastres da Tailândia emitiu um alerta de tsunami em seis províncias do sul, ao longo da costa de Anadaman, após um forte terremoto atingir a costa da Indonésia nesta quarta-feira (11). A população em Phuket, Krabi, Ranong, Phangnga, Trang e Satun foi avisada para se dirigir a locais elevados devido a possibilidade de tsunami, disse uma autoridade do Centro Nacional de Prevenção de Desastres da Tailândia à Reuters por telefone. O aeroporto de Phuket foi fechado pelas autoridades após o alerta de tsunami.

Índia estende alerta de tsunami a vários estados costeiros

A Índia estendeu nesta quarta-feira (11) seu alerta de tsunami a vários estados costeiros situados no Oceano Índico, depois de ter emitido um alerta para as ilhas de Andaman e Nicobar e de ter situado em alta vigilância as regiões de Tamil Nadu (sul) e Andhra Pradesh (sudeste).

A medida inclui agora os estados de Odisha e de Bengala Ocidental, no Leste do país, e os de Kerala e Goa, na região sul.

Um terremoto de magnitude 8,7 ocorreu nesta quarta-feira a 33 km de profundidade e 430 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província indonésia de Aceh, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto foi sentido muito longe, no interior de outros países, como Índia e Tailândia. Alguns edifícios tremeram em Bangcoc.

O Centro americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou estado de alerta para todo o Oceano Índico.

Novo alerta de tsunami é emitido após réplica de terremoto em Sumatra

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um novo aviso de tsunami por causa da última réplica ao terremoto de 8,7 graus de magnitude que atingiu nesta quarta-feira a ilha de Sumatra, na Indonésia, e levou outros países do Índico a adotar precauções.

A última réplica é um terremoto de 8,2 graus de magnitude na escala Richter, com epicentro a 16,4 quilômetros de profundidade e a 618 quilômetros ao sul sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh, no norte de Sumatra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]