• Carregando...

O iraquiano Ali Hassan al-Majid, famoso primo do ex-ditador Saddam Hussein e mais conhecido como "Ali Químico", foi condenado ontem à morte por ter ordenado em 1988 um ataque com gás venenoso contra os curdos, que matou mais de 5 mil civis no vilarejo de Halabja.

Al-Majid já havia sido condenado à morte outras três vezes por crimes contra a humanidade no Iraque. Sobreviventes de Halabja, no entanto, queriam que o julgamento de "Ali Quí­mico" pelo ataque contra os curdos fosse concluído antes da execução da sentença.

Parentes das vítimas de Halabja comemoraram no tribunal após a condenação de Al-Majid, um dos principais arquitetos do regime de Saddam Hussein e um dos últimos a ser julgados.

Al-Majid ganhou seu apelido justamente pelo uso de gás venenoso contra os curdos. O ataque de 1988 é considerado o pior deste tipo já realizado contra civis.

Outro membro do alto escalão do regime de Saddam Hussein, o ex-ministro das Relações Exte­riores Tariq Aziz, sofreu um grave derrame e foi transferido da prisão para um hospital militar americano em Bagdá, segundo seu filho Ziad Tareq Aziz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]