• Carregando...
Blogueira foi recebida por apoiadores e manifestantes na capital pernambucana | Helia Schepp/Reuters
Blogueira foi recebida por apoiadores e manifestantes na capital pernambucana| Foto: Helia Schepp/Reuters
  • De Recife a blogueira seguirá para Salvador. Da capital baiana, a blogueira segue de carro para Feira de Santana, onde participará da exibição de um documentário
  • Blogueira cubana chegou ao Recife em meio a protestos

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) quer explicações sobre a suposta presença de agentes cubanos no Brasil para acompanhar os passos da blogueira cubana dissidente Yoani Sánchez. O senador protocolou nesta segunda-feira convite ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e ao embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora Rodrigues, para prestarem depoimento no Senado sobre o assunto.

No requerimento, o senador afirma que também quer abordar se há a participação de servidores do governo brasileiro no esquema de observação da blogueira no Brasil.

O convite foi feito com base em reportagem da revista "Veja" desta semana, que afirma haver um esquema de espionagem elaborado pelo governo cubano, que teria escalado um grupo de agentes para vigiar a blogueira no Brasil. Segundo a reportagem, o PT, militantes do partido e pelo menos um funcionário da Presidência da República estariam apoiando e participando desse arranjo.

Depois de mais de cinco anos e 20 tentativas frustradas de deixar Cuba, Yoani conseguiu no domingo viajar ao exterior. Chegando ao Brasil na manhã desta segunda-feira, a cubana foi recebida por protestos de pró-castristas em Pernambuco e na Bahia. Em Salvador, seu segundo destino, a ativista teve que deixar o aeroporto por uma saída alternativa, após cerca de 20 manifestantes realizarem um ato no setor de desembarque do local. Eles levavam cartazes com os dizeres "Viva a Fidel" e gritavam frases como "Yoani, vendida aos yankees".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]