• Carregando...

Um paleontólogo amador pode ter encontrado na Suíça o maior cemitério de dinossauros da Europa, ao ter desencavado os restos de dois plateossauros.

Os ossos apareceram durante a construção de uma casa na aldeia de Frick, perto da fronteira com a Alemanha.

"O paleontólogo por hobby examinou o local da construção querendo fazer uma casa e por acaso descobriu os ossos", disse Monica Ruembeli, do Museu dos Dinossauros de Frick.

Há décadas plateossauros vêm sendo achados na região, mas a nova descoberta sugere que a presença dos fósseis pode ser muito maior do que se pensava.

"Pode ser que a área se estenda por 1,5 quilômetro, e nesse caso certamente se diria que se trata do maior local na Europa", disse Martin Sander, paleontólogo especializado em dinossauros da Universidade de Bonn (Alemanha).

A região de Frick continha os ossos de um animal a cada 100 metros quadrados, segundo Sander, de modo que toda a área pode ter mais de 100 plateossauros.

Esse herbívoro pacífico, que media até 10 metros, habitava deltas fluviais em grandes bandos há cerca de 210 milhões de anos, segundo alguns cientistas. Na época, a maior parte da Suíça era desértica, com uma paisagem possivelmente semelhante à do atual delta do Nilo.

Há dois outros locais importantes com plateossauros na Alemanha, de acordo com Sander. Não se sabe o tamanho desses sítios, já que um deles está sob a cidade de Halberstadt e o outro, perto de Trossingen, está coberto por uma floresta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]