• Carregando...

Gato é contaminado

O vírus da gripe aviária continua a avançar na Europa, onde está causando cada vez mais problemas ao setor avícola. Pela primeira vez um caso de H5N1 foi detectado na União Européia num mamífero: um gato encontrado morto na Alemanha. Testes realizados no gato confirmaram que ele tinha uma variante do vírus H5N1 da gripe aviária. Este é o primeiro caso europeu de contaminação entre ave e mamífero, anunciou ontem o laboratório Friedrich Loeffler. "No momento são realizadas análises para determinar se o vírus é o da cepa altamente patogênica, que contagiou várias pessoas na Ásia e na Turquia", frisou o laboratório.

Risco para os humanos

A chegada do vírus H5N1 ao Níger, segundo país da África Subsaariana a ser atingido pela doença, depois da Nigéria, aumenta a ameaça à população humana do continente, onde há poucos recursos para detectar epidemias, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) ontem. A preocupação com a ocorrência de casos humanos em partes afetadas da África é alta, devido ao contato estreito entre as pessoas e as aves de criação. Segundo a organização, a África tem cerca de 1,1 bilhão de frangos, a maioria em quintais. Além dos casos confirmados no Níger e na Nigéria, há também suspeitas sendo investigadas na Etiópia, no Gabão, em Gâmbia e em Serra Leoa.

Suspeita no Caribe

Autoridades sanitárias foram enviadas ontem à ilha de Inagua, no sul das Bahamas, no Caribe, para investigar se uma série de mortes de aves está ligada à variante letal da gripe aviária que está se espalhando pelo mundo. Nos últimos dois dias, 15 dos famosos flamingos da ilha e outras 6 aves de duas espécies foram encontrados mortos sem ferimentos aparentes na ilha ao norte do Haiti, disseram autoridades. Cientistas do Ministério da Agricultura das Bahamas e do Departamento de Saúde Ambiental recolherão amostras das aves para submetê-las a análises laboratoriais."Vamos torcer para que não seja o caso", disse o ministro da Agricultura, Leslie Miller.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]