• Carregando...
Passageiros de voo escoltado até Nova York desembarcam. Temor tinha relação com pacote enviado do Iêmen | Reuters
Passageiros de voo escoltado até Nova York desembarcam. Temor tinha relação com pacote enviado do Iêmen| Foto: Reuters

Medo constante

Após o atentado frustrado do Natal passado a um avião que ia da Holanda para os EUA e da descoberta de um carro em Nova York com explosivos, os últimos meses foram repletos de suspeitas de ataques:

30.ago – Após alerta dos EUA, dois iemenitas que não se conheciam, mas estavam no mesmo voo, são presos na Holanda por levarem "itens suspeitos na bagagem".

14.set – Anúncio do desmantelamento de um plano terrorista para coordenar ataques simultâneos no Reino Unido, França e Alemanha, que seriam realizados por militantes baseados no Paquistão.

14.set – Em Paris, torre Eiffel é esvaziada após telefonema anônimo sobre bomba.

17.set – Cinco varredores de rua são presos em Londres por suspeita de planejar matar o Papa. Depois ficou provado que eles haviam apenas brincado sobre o tema.

28.set – Torre Eiffel volta a ser esvaziada após novo alerta de bomba. Mais uma vez, nada foi encontrado.

  • Artefato suspeito tinha encontrado em pacote da UPS pode ser explosivo

Washington - Dois pacotes originários do Iê­­men, descobertos em aviões no Reino Unido e em Dubai e endereçados a sinagogas de Chicago, nos EUA, geraram alerta ontem em três países sobre a possibilidade de uma nova onda de ataques terroristas.

Os incidentes deixaram os norte-americanos apreensivos a quatro dias de importantes eleições legislativas. O presidente dos EUA, Barack Obama, em dificuldades nas pesquisas, veio a público em cadeia nacional dizer tratar-se de uma "ameaça real".

Segundo ele, "aparentemente" material explosivo foi encontrado num avião em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro pacote foi descober­­to por volta das 3h30 (0h30 em Bra­­sília) no aeroporto de East Mid­­lands, a cerca de 260 km de Lon­­dres.

Embarcado em Sanaa, capital do Iêmen, estava em um avião de carga da United Parcel Service (UPS).

Testes deram negativo para explosivos. Citando fontes anônimas, as redes BBC e Sky disseram que o item não é uma bomba, mas "potencialmente sinistro".

Após a descoberta, os Estados Unidos realizaram buscas em aviões em seu território que continham carga do Iêmen. Uma aeronave que vinha para Nova York chegou a ser escoltada por jatos mi­­litares até pousar. Além disso, duas aeronaves da UPS foram examinadas na Fila­­délfia e outra no aeroporto de Ne­­wark (Nova Jersey). Nada foi en­­contrado.

Um caminhão de carga da UPS também foi inspecionado no Bro­­oklin, Nova York.

O segundo pacote foi descoberto pela empresa de transportes FedEx em suas instalações em Dubai – originário no Iêmen e cujo destino era Chicago.

As agências Associated Press e Reuters disseram que foi encontrado material explosivo no pacote. A UPS e a FedEx cancelaram o envio de carga do Iêmen e Londres suspendeu voos para o país.

Casa Branca

Em pronunciamento na tarde de ontem, o presidente Barack Oba­­ma disse que o governo norte-americano vai ampliar a segurança ao redor do país e responder com força total às investigações sobre os pacotes suspeitos.

Dirigindo-se aos EUA em um comunicado televisionado a partir da Casa Branca, ele disse que as autoridades responderam a uma ameaça terrorista "crível" que po­­de ter partido da sucursal da rede terrorista Al-Qaeda no Iêmen.

"O presidente tem recebido atualizações regulares da sua equi­­pe de segurança desde que foi aler­­tado sobre a primeira ameaça", disse o porta-voz da casa Branca Robert Gibbs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]