• Carregando...

Risco no ar

Polícia encontra pacote-bomba em avião

Um avião de carga procedente de Atenas e com destino a Roma aterrissou terça-feira, em caráter de emergência, no aeroporto de Bolonha, no norte da Itália, devido às suspeitas de que a bordo havia um pacote-bomba, obrigando o aeroporto a ser fechado por medida de segurança. O pacote, endereçado ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi encontrado pela polícia e pegou fogo quando os peritos foram abri-lo, no dia de ontem.

Segundo a imprensa italiana, o piloto se viu forçado a aterrissar a aeronave no aeroporto italiano depois de ter sido advertido pela companhia de transportes TNT, encarregada do envio, sobre a existência de um pacote suspeito a bordo destinado ao premiê.

Na terça-feira, pequenas bombas explodiram nas embaixadas da Suíça e da Rússia em Atenas, e um conteúdo suspeito foi desativado na Chancelaria alemã, sede oficial da chefe de Governo, destinado, possivelmente, à chanceler Angela Merkel.

A polícia acredita que os vários ataques sejam de autoria de um grupo islâmico extremista da Grécia.

Atenas - A Grécia interrompeu as entregas de correio vindas do exterior, após mais de dez pequenas cartas-bomba serem descobertas no país. As cartas tinham como destinatários líderes da França, Ale­­ma­­nha e Itália, além de embaixadas es­­trangeiras em Atenas.

Um pacote endereçado à chanceler alemã, Angela Merkel, chegou aos escritórios da presidência em Berlim, na terça-feira. Outro para o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, da Itália, foi encontrado em um avião que realizou um pouso de emergência em território italiano. Um pacote similar en­­dereçado ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi encontrado na segunda-feira em Atenas, em uma ação que não deixou feridos. As autoridades gregas atribuem as ações a grupos de extrema-esquerda.

Na terça-feira, o governo grego interrompeu por 48 horas as en­­tre­­gas por correio a destinos es­­trangeiros. A maioria das cartas-bomba foi embalada de modo a parecer uma entrega de livros. A polícia grega informou que houve uma explosão de um pacote na embaixada russa, sem causar da­­nos. Dois pacotes com ex­­plosivos foram destruídos em ex­­plosões controladas no aeroporto de Ate­­nas, no fim da terça-feira. Outros pacotes para as embaixadas de Ale­­manha, Chile e Bulgária também foram descobertos na terça-feira e destruídos, segundo a polícia.

Na segunda-feira, um pacote para a embaixada mexicana chegou a queimar a mão de um funcionário de uma companhia de entregas. Outros foram descobertos tendo como destino as embaixadas holandesa e belga.

Momento difícil

A polícia prendeu na segunda-feira dois homens, com idades de 22 e 24 anos, suspeitos de vínculos com um grupo de extrema-esquerda, após a descoberta da primeira das cartas-bomba. O primeiro-ministro grego, George Papan­­dreou, disse no fim da terça-feira que os autores estavam tentando atrapalhar a paz social com "atos criminosos". Segundo ele, isso prejudica a imagem internacional da Grécia "em uma hora particularmente difícil".

No domingo, haverá eleições locais no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]