Nova Iorque A rede terrorista Al-Qaeda divulgou um novo vídeo no qual lista embaixadas americanas no exterior e alvos dentro dos Estados Unidos como pontos primários para ataques, segundo reportagem divulgada ontem pela rede de tevê CNN. O vídeo mostra Adam Yahiye Gadahn, americano que pertence à Al Qaeda, fazendo ameaças ao país.
"Vamos continuar a tomar vocês (americanos) como alvos em casa e no exterior, assim como vocês nos atacam em casa e fora", disse Gadahn, também conhecido como Azzam, o Americano.
De acordo com a CNN, o vídeo tem cerca de uma hora de duração e é similar a um documentário. Nele, Gadahn faz ameaças explícitas contra os EUA e cita embaixadas e consulados no exterior como possíveis alvos.
"Estes espiões, comandantes militares e centros de controle dos quais vocês planejaram agressões contra o Afeganistão e o Iraque (...) continuarão a ser alvos legítimos para muçulmanos corajosos, até que vocês parem a cruzada e deixem os muçulmanos em paz", diz o suposto terrorista no vídeo.
Richard Kolko, porta-voz do FBI, afirmou à CNN que investigadores estão analisando o vídeo para tentar descobrir a localização atual de Gadahn. Ele disse, no entanto, que a ameaça de hoje não contém nenhuma novidade.
A CNN afirma que Gadahn foi indiciado em outubro último por traição e oferecer apoio material para o terrorismo. A rede de tevê disse que ele é o primeiro americano acusado por traição desde a Segunda Guerra Mundial.
Azzam cresceu na Califórnia e se converteu ao islamismo em meados dos anos 1990. Ele se mudou então para o Paquistão. Desde outubro de 2004, Azzam já apareceu em ao menos sete vídeos da Al-Qaeda, nos quais ele fala em inglês e elogia a rede terrorista.



