• Carregando...
Presidente mexicano classificou como “política” uma advertência do Departamento de Estado americano para evitar viagens a seis estados do país vizinho
Presidente mexicano classificou como “política” uma advertência do Departamento de Estado americano para evitar viagens a seis estados do país vizinho| Foto: EFE/Isaac Esquivel

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta segunda-feira (13) que seu país é mais seguro para viajar do que os Estados Unidos, depois que o Departamento de Estado americano emitiu alertas a seus cidadãos para que não visitem algumas cidades mexicanas.

“O México é mais seguro que os Estados Unidos e não há problema em viajar pelo México com segurança, mas os cidadãos americanos também sabem disso e nossos compatriotas que estão lá sabem, estão bem informados”, disse López Obrador durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.

O presidente mexicano referiu-se assim aos alertas emitidos pelo Departamento de Estado americano sobre o não deslocamento a seis estados mexicanos, sobretudo depois do sequestro de quatro americanos, dos quais dois foram mortos, na cidade fronteiriça de Matamoros, em Tamaulipas.

O sequestro ocorreu em meio a uma onda de violência em Tamaulipas, estado que é palco de uma disputa entre cartéis de drogas e que os Estados Unidos classificam no nível 4 em seu alerta de segurança, razão pela qual seus cidadãos são desaconselhados a viajar para lá.

López Obrador negou que o México seja um país inseguro e disse ainda que nos últimos anos mais americanos estão indo morar na Cidade do México.

Além disso, considerou que os alertas são “uma campanha” contra o México e acusou os políticos “conservadores” dos Estados Unidos de não querer que o país continue se transformando.

“Aqueles políticos conservadores dominam, esse é um problema que vocês têm, a mídia. A maior parte dos meios de informação dos Estados Unidos estão a serviço de grupos de interesse criados naquele país, estão sob o controle de grupos econômicos e políticos”, comentou.

López Obrador argumentou ainda que essas advertências para não se viajar ao México são uma questão “política” e que o objetivo é criar uma percepção de insegurança “para dizer: o governo populista, comunista, caudilho, messiânico de López Obrador não funciona”.

Por fim, afirmou que nos Estados Unidos não se fala em cartéis de drogas e ironizou sobre sua distribuição no país: “É uma rede invisível, não tem traficantes lá. Como a droga chega ao jovem? Quem a vende? Ou é só aqui?”, questionou.

Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o México teve em 2020 uma taxa de 28,4 homicídios a cada 100 mil habitantes, e os Estados Unidos, de 6,5.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a violência é epidêmica numa região quando ocorrem mais de dez homicídios para cada 100 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]