Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ajuda

Amorim liga para Hillary para reclamar de problemas no tráfego aéreo do Haiti

Ministro cobrou que se dê ao Brasil tratamento com prioridade adequada. Ele disse que secretária de Estado dos EUA teve reação "positiva"

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta-feira (15) que telefonou para a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para "desfazer eventuais mal-entendidos" sobre o controle de tráfego aéreo no Haiti. Os Estados Unidos estão gerenciando o movimento de aviões no aeroporto de Porto Príncipe.

O ministro disse estar "havendo problemas na sequência de aviões". Ele considerou o problema como natural devido ao intenso tráfego de aviões, mas cobrou que se dê uma certa prioridade ao Brasil. "É importante ter clareza que estamos sendo tratados com a prioridade adequada."

Amorim afirmou que Hillary teve reação "muito positiva" ao problema, e que a secretária iria "reforçar" as orientações para a equipe no Haiti.

As declarações foram feitas durante uma visita do ministro ao núcleo de atendimento a brasileiros no exterior, que funciona em uma sala dentro do Itamaraty. Segundo Amorim, as condições de comunicação com o Haiti estão melhorando. "Bem ou mal, consegui falar hoje duas vezes com nosso embaixador [Igor Kipman]".

O ministro também comentou sobre a possibilidade de uma cúpula formada por Brasil, Estados Unidos e Canadá se reunir para discutir a ajuda ao Haiti. A secretária de Estado americana, segundo o ministro, teria concordado que as ações devem ser feitas "sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU)."

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.