• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou há pouco com a chanceler israelense, Tziti Livni, sobre a posição do Brasil de discutir propostas para um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. O governo brasileiro propõe uma reunião com vários países na tentativa de encontrar uma solução para o conflito iniciado há 10 dias com os ataques israelenses aos palestinos.

Amorim está em Portugal e conversou com a representante israelense por telefone atendendo a um pedido feito por ela. De acordo com o Itamaraty, o ministro reiterou a posição contrária do governo brasileiro ao uso desproporcional da força em Gaza e sugeriu que Israel aceitasse o envio de observadores internacionais para a região.

Ainda de acordo com o Itamaraty, a chanceler israelense não respondeu sobre a proposta de uma reunião feita por Amorim e manteve o tom cordial e de respeito s posições brasileiras. Nesta segunda (5), o chanceler brasileiro também conversou sobre o assunto com a ministra de Relações Exteriores da Suíça, Micheline Calmy-Rey, e com o ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos.

Nesta terça (6), Amorim discutirá o conflito com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

A proposta do governo brasileiro para a realização de uma reunião multilateral foi apresentada por Amorim na semana passada secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]