• Carregando...

Miami – A substituição de Fidel Castro pelo seu irmão Raúl no comando do regime cubano é "uma sucessão de fato". Assim definiu ontem o momento atual de Cuba o professor Jaime Suchlicki, do instituto de estudos cubanos da Universidade de Miami. Para o pesquisador, na ilha enfrenta o que os cientistas chamam de "sucessão prevista".

Suchlicki acredita que esta seja uma hora "definitivamente difícil" para os opositores do regime tentarem uma mudança institucional no país. "Nesses momentos, os aparatos de segurança do Estado se encontram em alerta e é muito, mas muito difícil para a oposição", disse o professor. "Não vai haver uma mudança radical", garante.

Analisando a postura que deve ter o governo dos Estados Unidos em relação a Cuba neste momento de mudanças, Peter Hakim, presidente do centro de estudos políticos Diálogo Interamericano, prega cautela. Para ele, as autoridades dos EUA "deveriam estar agora muito tranqüilas, porque não sabemos se vai haver uma briga pela sucessão e se ela será violenta".

Hakim diz que seria um erro, por exemplo, "agitar os grupos de Miami", referindo-se aos dissidentes do regime de Fidel que vivem na cidade norte-americana. Para ele, não deve haver nenhuma mudança "imediata" no rumo político do país nem em suas relações com os EUA.

Outro analista norte-americano vê uma perspectiva real de mudança, com a troca de comando. Nelson Cunningham, que foi assessor do ex-presidente Bill Clinton para a América Latina, acredita que Raúl Castro será um líder passageiro, por causa da sua avançada idade – 75 anos. "Não lhe restarão muitos anos. Inevitavelmente isso iniciará um processo de transição real."

Brian Latell, ex-analista da CIA para Cuba, também prevê dificuldades para Raúl. Latell lembra que o irmão "de nenhuma maneira parecerá com Fidel". Além disso, a mudança de poder gerará uma "ansiedade popular alta", segundo Latell. "(Raúl) terá pouca margem para errar", avalia. Raúl dedicou praticamente toda a sua vida a apoiar Fidel, e deve fazê-lo enquanto for possível, segundo os especialistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]