• Carregando...

A Anistia Internacional (AI) denunciou ontem discriminação contra os muçulmanos em países como França ou Espanha, assim como a exploração política dos preconceitos. Em um relatório concentrado na França, Bélgica, Holanda, Espanha e Suíça, a organização pede aos governos europeus que "façam mais para atacar os estereótipos negativos contra os muçulmanos, que estimulam as discriminações, essencialmente na educação e no setor trabalhista".

"Ao invés de combater­­ es­­ses preconceitos, os par­­­­ti­­dos políticos consentem­­ a discriminação, geralmente em­­­­ busca de votos eleitorais", afirmou o analista­­ da Anistia Internacional Mar­­co Perolini. "Mulheres muçulmanas são recusadas em empregos e jovens são impedidas de frequentar aulas simplesmente porque vestem roupas tradicionais, como o véu. Alguns homens podem ser demitidos pelo uso de barbas associadas ao islã", acrescentou.

Na França, Bélgica e Ho­­landa, os empregadores estão autorizados, em violação à legislação europeia, a discriminar os muçulmanos com o pretexto de que "os símbolos religiosos ou culturais deixarão os clientes ou colegas nervosos", destaca o relatório da organização de defesa dos direitos humanos.

No documento com o título "Escolha e preconceito: as discriminações contra os muçulmanos na Europa", a Anistia Internacional insiste que "usar símbolos ou roupas religiosas ou culturais fazem parte do direito à liberdade de expressão".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]