Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflitos

Annan se diz otimista com negociações sobre Síria

Estou otimista", disse Annan à Reuters TV em Genebra, após a Rússia propor mudanças em seu plano para um governo de unidade nacional. As conversas terminarão "com um resultado aceitável"

O mediador internacional Kofi Annan disse nesta sexta-feira que está "otimista" que as negociações sobre a Síria, que serão realizadas no sábado, produzirão um resultado aceitável.

"Acho que teremos uma boa reunião amanhã (sábado). Estou otimista", disse Annan à Reuters TV em Genebra, após a Rússia propor mudanças em seu plano para um governo de unidade nacional.

As conversas que serão mantidas entre chanceleres das principais potências e líderes regionais na cidade suíça terminarão "com um resultado aceitável", disse Annan, sem fornecer mais detalhes.

A Rússia propôs mudanças na quinta-feira para o seu plano de um governo de unidade nacional na Síria, apesar de tê-lo apoiado inicialmente, mas os EUA, Grã-Bretanha e França rejeitaram as emendas, afirmaram diplomatas ocidentais.

As mudanças sugeridas são relacionadas à recusa do governo russo em apoiar a retirada do presidente Bashar al-Assad, disseram diplomatas em Nova York em condição de anonimato.

O porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, disse: "As conversas estão em curso e a reunião preparatória acontecerá nesta manhã (de sexta-feira)".

Diplomatas árabes e ocidentais disseram que a reunião preparatória das autoridades de alto escalão seria essencial para abrir caminho para um consenso sobre a delicada questão da transição política na Síria.

Assad, porém, descartou na quinta-feira a ideia de qualquer solução externa para o levante contra seu governo, que já dura 16 meses.

"Nós não aceitaremos qualquer modelo não-sírio e não-nacional, seja ele dos grandes países ou de amigos. Ninguém sabe como resolver os problemas da Síria tão bem quanto nós", disse Assad.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.