• Carregando...

A Antártica perdeu uma parte importante de sua massa de gelo e as secas aumentaram na África devido ao aquecimento global, segundo estudos divulgados nesta quinta-feira pela revista "Science".

Os relatórios foram publicados depois que a revista revelou que, também por causa do aumento da temperatura, o derretimento de gelo nos glaciares da Groenlândia duplicou nos últimos anos.

Pesquisadores da Universidade de Colorado utilizaram dados dos satélites da Nasa "Gravity Recovery" e "Climate Experiment" para determinar o volume de perda da camada de gelo na Antártica, que representa 90% da água doce do planeta.

Os satélites colocados em órbita em 2002, a cerca de 500 quilômetros da superfície terrestre, medem as variações mais sutis da massa e da gravidade terrestres.

Separados a uma distância permanente de 220 quilômetros, os satélites medem mudanças regionais no campo de gravidade, incluindo as causadas pelo deslocamento das camadas de gelo, dos mares e da água contida em plataformas terrestres ou em camadas de pedra subterrâneas.

A Antártica perde a cada ano o equivalente a 150 quilômetros cúbicos de água, destacou o estudo. Os cientistas comparam esta quantidade com a utilizada anualmente pela cidade americana de Los Angeles: cerca de 4,1 quilômetros cúbicos.

- Este é o primeiro estudo que indica que a camada de gelo da Antártica está sofrendo uma importante queda - afirmou a diretora da pesquisa, Isabella Velicogna, do Instituto de Investigações em Ciências Ambientais da Universidade de Colorado.

Paralelamente, a desertificação cresceu na África e, no fim deste século, o continente pode enfrentar uma escassez aguda de água em lagos e aquiferos que terão secado devido ao aquecimento global, segundo previram cientistas da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Na África, onde as secas ocorrem de maneira regular e o povo depende de fontes locais de água, as mudanças climáticas têm implicações potencialmente devastadoras na existência de líquido, destacaram os cientistas Maarten de Wit e Jacek Stankiewic na pesquisa publicada pela "Science".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]