• Carregando...
Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden (à esquerda), e da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA), em 26 de abril de 2023, antes da entrevista coletiva conjunta
Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden (à esquerda), e da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA), em 26 de abril de 2023, antes da entrevista coletiva conjunta| Foto: Adam Schultz/White House/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, nesta quarta-feira (26), que sua idade não entra em sua cabeça diante das críticas que está recebendo por anunciar, aos 80 anos, que vai se candidatar à reeleição em 2024.

"No que diz respeito à idade, não posso nem dizer, acredito, qual é a minha idade, não posso nem dizer o número, não entra na minha cabeça", afirmou Biden em entrevista coletiva na Casa Branca, ao lado do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.

Biden estava respondendo a uma pergunta sobre o que ele tinha a dizer sobre os resultados de uma pesquisa recente da rede de televisão NBC News, na qual quase 70% dos entrevistados disseram que ele não deveria concorrer à reeleição devido à idade avançada. Se ganhar as eleições de 2024, ele terá 86 anos no fim do mandato.

O presidente americano admitiu que pensou um pouco sobre o assunto antes de se candidatar – ele lançou oficialmente nesta terça-feira (25) a campanha pela candidatura do Partido Democrata para a eleição presidencial de 2024. "Sinto-me bem, estou animado com as perspectivas e acho que estamos prestes a avançar de uma forma que não víamos há muito tempo", afirmou.

Biden defendeu o fato de que, na mesma pesquisa, 58% dos entrevistados aprovaram seu desempenho na presidência. Ele também exaltou algumas de suas realizações, como a aprovação da lei de semicondutores no ano passado para incentivar a fabricação de chips nos Estados Unidos e os investimentos para enfrentar a crise climática.

O mandatário também comentou a possibilidade de, no pleito do ano que vem, voltar a enfrentar o ex-presidente Donald Trump, como ocorreu em 2020. "Sei o perigo que ele representa para nossa democracia e já passamos por isso antes", afirmou. Biden também explicou que concorreria à reeleição mesmo se Trump não fosse um dos candidatos à indicação presidencial pelo Partido Republicano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]