• Carregando...

Cientistas americanos criaram um pequeno dispositivo elétrico que, implantado na retina, poderia no futuro devolver a visão a pessoas que ficaram cegas devido a uma degeneração da mácula lútea.

Na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em San Francisco, os cientistas da Universidade da Califórnia informaram hoje que o dispositivo está em suas primeiras etapas de desenvolvimento. É uma espécie de prótese elétrica, contendo uma câmera que transmite os sinais elétricos entre o sistema neurológico e o cérebro, semelhante aos implantes para reduzir a surdez.

"Esperamos que a tecnologia ajude pacientes cegos que tenham perdido a visão devido à degeneração da mácula" disse Mark Humayun, oftalmologista da Universidade da Califórnia. O problema geralmente é causado pelo envelhecimento, explicou.

Os cientistas disseram que uma primeira versão do dispositivo implantada na retina de seis pacientes apresentou melhores resultados do que se esperava. Pessoas que estavam cegas há vários anos conseguiram distinguir objetos simples, como um copo, um prato e uma faca.

A versão tinha 16 eletrodos. A segunda que terá 60 e será testada em 50 a 75 pacientes, em cinco centros médicos dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]