• Carregando...
Manifestantes contrários ao governo celebram a queda do premier tailandês, no aeroporto que foi tomado por uma semana | Saeed Khan/AFP
Manifestantes contrários ao governo celebram a queda do premier tailandês, no aeroporto que foi tomado por uma semana| Foto: Saeed Khan/AFP
  • Veja que disputa entre oposição e governo provoca instabilidade há mais de três anos

A Aliança do Povo para a Democracia (APD), que organizou um protesto de seis meses contra o governo do premier tailandês, Somchai Wongsawat, anunciou que vai desocupar hoje os dois aeroportos da capital, Bangcoc. O recuo é resultado da queda de Somchai, banido pelo Tribunal Constitucional em um caso de fraude eleitoral.

Um grupo de 53 brasileiros que estava retido no país devido aos protestos deve deixar a Tailândia na manhã de hoje. Os turistas, entre eles 11 paranaenses, serão levados de ônibus até a base aérea militar de U-tappao, a 150 km de Bangcoc, de onde seguirão para São Paulo via Hong Kong e Johannesburgo. A informação é da agência de turismo Transmundi, que organizou o tour dos brasileiros pela Ásia. Eles chegarão ao Brasil amanhã. O vôo de retorno estava marcado originalmente para o último domingo.

Além do grupo, outros 70 brasileiros estavam presos no país. Destes, por volta de 20 já conseguiram sair da Tailândia e estima-se que os outros 50 consigam deixar o país até o fim da semana, segundo a BBC Brasil.

Fim dos protestos

O anúncio do fim da ocupação dos aeroportos foi feito pelo líder da APD, Sonthi Limthongkul, que também pediu a seus partidários que coloquem fim aos protestos, pelo menos temporariamente. "Nós terminamos nossa missão’’, disse Sondhi, acrescentando que os manifestantes antigoverno deixarão os aeroportos às 10 h de hoje (1 h no horário de Brasília).

A APD argumenta que Somchai é um aliado do ex-premier Thaksin Shinawatra, foragido da Justiça do país sob acusações de corrupção e abuso de poder. Segundo a APD, formada principalmente por pessoas da classe média, o sistema eleitoral do país é suscetível à venda de votos da maioria rural, que está sob a influência de Thaksin. Eles propõem substituir o Parlamento elegível por um que seja, em sua maioria, indicado, medida que os críticos acusam como sendo uma tentativa de manter o poder na mão da elite urbana.

A estratégia de ocupar os aeroportos prejudicou cerca de 350 mil turistas, causou danos milionários à exportação tailandesa e aumentou a pressão política pela renúncia do premier.

A decisão de colocar fim aos protestos ocorreu algumas horas depois que o Tribunal Constitucional dissolveu três partidos da coalizão governante por fraude eleitoral e tornou seus dirigentes inelegíveis por cinco anos, incluindo Somchai.

O primeiro vice-premier, Chavarat Charnvirakul, assumiu as funções do chefe do Executivo durante o prazo de 30 dias para o Parlamento nomear um novo premier.

A decisão do Tribunal que baniu Somchai causou protestos de manifestantes pró-governo, que cercaram a Corte na tentativa de forçar uma nova decisão.

O rei da Tailândia, que já interveio em outras crises políticas no país, não fez menção sobre os problemas no país durante breve discurso em uma parada militar em sua homenagem, em Bangcoc.

Embora os protestos antigoverno estejam aparentemente encerrados, a crise política na Tailândia pode estar longe do fim. "As divisões são muito profundas’’, disse o analista Giles Ungpakhorn, da Universidade Chulalongkorn, de Bangcoc.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]