• Carregando...
Imagem de sinal que capta vazamento de gás e óleo de plataforma da BP. Após novo incidente, mais petróleo vazou no Golfo do México. | REUTERS/BP/Handout
Imagem de sinal que capta vazamento de gás e óleo de plataforma da BP. Após novo incidente, mais petróleo vazou no Golfo do México.| Foto: REUTERS/BP/Handout

A BP Plc informou no fim da noite de ontem que retomou os trabalhos para frear o vazamento de óleo do poço de Macondo, no Golfo do México. A ação ficou suspensa por causa de um acidente envolvendo um robô submarino.

A retirada de uma tampa de proteção ontem forçou a companhia a interromper a operação de coleta do óleo pelo Discoverer Enterprise, um navio usado para armazenar o conteúdo que vaza do poço Macondo. A tampa se conecta com a embarcação por meio de um cano, fazendo com que no total sejam extraídos cerca de 18 mil barris por dia. A tampa foi reinstalada sobre uma válvula e a retomada da coleta do petróleo e do gás que vazam recomeçou meia hora depois, afirmou a BP em comunicado.

A empresa pretende cumprir seu objetivo de capturar 53 mil barris por dia no início da semana que vem. Com isso, quase dobrará sua capacidade de conter o vazamento. O almirante da Guarda Costeira Thad Allen, que lidera o esforço federal de resposta ao problema, afirmou que outra embarcação, a Q4000, tem capturado cerca de dez mil barris de óleo por dia.

A colisão no fundo do mar envolvendo o robô foi o pior revés para a BP desde que a companhia começou a instalar o equipamento para conter o vazamento e coletar o óleo, quase três semanas atrás. Pode, porém, não ser o último: a região está no início da temporada de furacões, quando tempestades podem atrapalhar as operações por vários dias, com as equipes tendo que deixar a área por segurança.

A BP enfrenta crescente pressão para que contenha o vazamento, causado pela explosão e pelo naufrágio da plataforma Deepwater Horizon, no fim de abril. A companhia amplia os esforços para controlar o vazamento, além de trabalhar em poços próximos, que, segundo funcionários, podem ajudar a interromper o fluxo no poço Macondo.

O governo e cientistas independentes estimam que esteja vazando diariamente entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo. Um terceiro navio deve chegar na terça-feira para ajudar a coletar o material. Com isso, a BP estima que possa capturar 53 mil barris de óleo por dia. Essa meta deve ser alcançada até a próxima quarta-feira, segundo a companhia britânica. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]