• Carregando...
Periódico dirigido por Dmitry Muratov informou que veiculação está suspensa até o fim da guerra na Ucrânia
Periódico dirigido por Dmitry Muratov informou que veiculação está suspensa até o fim da guerra na Ucrânia| Foto: EFE/Ignacio Ortega

O jornal Novaya Gazeta, dirigido por um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2021, Dmitry Muratov, anunciou nesta segunda-feira (28) o fechamento temporário, devido a advertências do Roskomnadzor, órgão regulador do setor de comunicações na Rússia.

O veículo, que lançou a primeira edição, com mil exemplares, em 1º de abril de 1993, informou que suspendeu a publicação na versão impressa e digital “até o fim da operação militar especial [como o governo obriga a imprensa a descrever a guerra] no território da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro”.

“Recebemos duas advertências do Roskomnadzor. Melhor fecharmos, já que, se recebermos uma terceira advertência, podem retirar nossa licença, e isso significaria nosso desaparecimento”, disse à Agencia Efe a chefe de imprensa do veículo, Nadezhda Prusenkova.

A jornalista disse que não conhecia os motivos das notificações apresentadas pelo órgão regulador, que não informou à direção do jornal por escrito sobre as medidas.

O Roskomnadzor anunciou publicamente a segunda advertência contra a Novaya Gazeta, pelo descumprimento da lei sobre agentes estrangeiros, que obriga que cada notícia venha acompanhada com um alerta sobre a condição – o jornal não teria informado que uma ONG mencionada em uma de suas reportagens havia recebido essa classificação do governo russo.

O jornal já havia deixado de informar sobre a campanha militar russa após a aprovação de uma lei que pune com severas multas e até 15 anos de prisão a difusão de “informação falsa” sobre as forças militares russas.

Antes, o periódico vinha usando elipses e a frase “palavra proibida pelas autoridades russas” quando entrevistados citavam a palavra “guerra”.

Muratov, que foi reeleito como diretor da publicação em novembro do ano passado e considerado o patriarca da imprensa livre na Rússia, foi eleito Nobel da Paz no ano passado, junto com a filipina Maria Ressa, também jornalista.

As autoridades russas fecharam nas últimas semanas dois dos veículos mais críticos ao Kremlin, a emissora de rádio Eco de Moscou e a de televisão Dozhd.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]