• Carregando...

Depois de participar da cúpula dos Brics na Rússia, a presidente Dilma Rousseff desembarcou na manhã desta sexta-feira (10) em Roma, onde dará sequência ao giro pela Europa. Na capital italiana, Dilma terá um almoço com o presidente Sergio Mattarella e um encontro com o primeiro-ministro Matteo Renzi, chefe de Governo da Itália.

Esta é a primeira vez que Dilma vem a Itália desde que o governo italiano autorizou a extradição de Henrique Pizzolatto, ex-diretor do Banco do Brasil condenado pelo mensalão.

A presidente também fará uma reunião com o presidente da FAO (Food and Agriculture Organization), José Graziano, na embaixada do Brasil. Ele foi o responsável pelo programa Fome Zero, que originou o Bolsa Família no governo Lula. No fim do dia, Dilma segue para Milão, onde visitará o pavilhão do Brasil na Expo Milão.

Esta semana, em entrevista à Folha de S. Paulo, Dilma afirmou que está se comportando como caixeira viajante, divulgando o Brasil pelo mundo para atrair investimentos. Segundo o Itamaraty, a Itália tem mais de 1.200 empresas atuando no Brasil e figura entre os dez países que mais investem em território brasileiro.

O tema da Expo Milão _ “Alimentar o Planeta - Energia para a Vida” _ também interessa à presidente, que recentemente tem procurado fortalecer a agenda ambiental do Brasil no exterior. Em visita aos Estados Unidos, na semana passada, a presidente anunciou, ao lado do presidente americano, Barack Obama, que irá zerar o desmatamento ilegal, reflorestar 120 mil km2 e atingir até 33% de energias renováveis (excluindo as hidrelétricas) até 2030.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]