• Carregando...
Morador do Sri Lanka acompanha no celular pronunciamento do presidente Gotabaya Rajapaksa, em imagem de maio deste ano
Morador do Sri Lanka acompanha no celular pronunciamento do presidente Gotabaya Rajapaksa, em imagem de maio deste ano| Foto: EFE/EPA/CHAMILA KARUNARATHNE

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, fugiu do país nesta quarta-feira (13, hora local), em meio a grandes protestos que pediam sua saída do cargo diante da pior crise econômica desde a independência, em 1948.

Ele renunciaria à presidência ainda nesta quarta-feira, mas, segundo informações da CNN e da agência Associated Press, partiu com sua esposa e dois guarda-costas a bordo de um avião da Força Aérea do Sri Lanka com destino a Malé, capital das Maldivas.

O controle de tráfego aéreo das Maldivas chegou a recusar o pedido de pouso da aeronave, mas esta conseguiu aterrissar após intervenção do presidente do Parlamento local e ex-presidente do país, Mohamed Nasheed.

Na segunda-feira (11), Rajapaksa havia tentado duas vezes deixar o Sri Lanka rumo aos Emirados Árabes Unidos em voos civis, mas não conseguiu porque ele e seus familiares se recusaram a entrar na fila de passageiros para embarque no Aeroporto Internacional Bandaranaike, o maior do país, para terem seus passaportes verificados pelos agentes de migração.

Se permanecesse no Sri Lanka e renunciasse ao cargo, como prometido, Rajapaksa ficaria sem imunidade presidencial e estaria sujeito a uma série de processos.

Em razão dos protestos pela crise econômica, o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe anunciou sua saída no fim de semana, depois que ele e Rajapaksa tiveram suas residências invadidas por manifestantes. A casa do premiê foi incendiada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]