• Carregando...
Um homem corta o cabelo na rua em meio ao bloqueio Covid-19 em andamento em Xangai, China, 09 de maio de 2022. Nova preocupação no país é varíola de macaco.
Um homem corta o cabelo na rua em meio ao bloqueio Covid-19 em andamento em Xangai, China, 09 de maio de 2022. Nova preocupação no país é varíola de macaco.| Foto: EFE

Um epidemiologista recomendou à população que "não toque em estrangeiros" depois que o primeiro caso de varíola de macaco foi detectado na China, na última sexta-feira (16). A pessoa que foi diagnosticada com o vírus tinha viajado do exterior para a cidade de Chongqing, no sul do país.

A recomendação foi feita por Wu Zunyou, chefe de epidemiologia do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, e a publicação foi feita na conta oficial da instituição no Weibo (o equivalente chinês do Twitter, censurado no país). Evitar contato com estrangeiros foi uma das cinco dicas de Zunyou para evitar a transmissão da doença.

O especialista também aconselhou a evitar o mesmo tipo de contato com "pessoas que estiveram no exterior" recentemente, bem como com "estranhos". Milhares de internautas chineses ridicularizaram as sugestões de Wu, dizendo que as consideravam "racistas e discriminatórias", segundo informou nesta segunda-feira (19) o jornal South China Morning Post de Hong Kong.

Parte das críticas foi direcionada também ao fato de a Covid-19 ter sido frequentemente relacionada à China, enquanto chineses falavam em xenofobia, e que agora, com a varíola de macaco, o preconceito parte deles contra os estrangeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]