• Carregando...

Após rumores de que a saúde de Hugo Chávez teria piorado, o presidente venezuelano apareceu nesta terça-feira (21) no complexo industrial Santa Inês, no estado de Barinas, provando não estar em Cuba, como afirmou o jornalista Nelson Bocaranda.

"Esses dias estive descansando um pouco, estive com a família e hoje decidi realizar uma inspeção na fábrica de tratores", afirmou Chávez, durante a visita transmitida pela TV estatal.

Com ele estavam o ministro de Comunicação, Andrés Izarra, o ministro de Ciência e Tecnologia, Ricardo Menéndez e o governador de Barinas, Adán Chávez.

Antes de Chávez reaparecer nesta terça-feira, o analista venezuelano Diego Moya-Ocampos sugeriu que sua ausência podia ser uma estratégia da coordenação de campanha do presidente. A intenção seria colocar Chávez de volta ao centro das atenções e tirar o foco de Henrique Capriles, o candidato que venceu as primárias da oposição e têm sido o principal assunto da mídia desde então.

Lula estaria preocupado com saúde de Chávez

Nesta madrugada, o jornalista Nelson Bocaranda disse que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva está muito preocupado com Hugo Chávez. Na segunda-feira, Bocaranda revelou que Chávez teria sido atendido de emergência no Palácio de Miraflores no sábado e teria voado para Cuba no domingo para reiniciar o tratamento.

Em sua conta no Twitter, Bocaranda contou nesta madrugada que Lula estaria muito aflito com a situação de Chávez após o colunista do GLOBO Merval Pereira anunciar que o câncer do governante venezuelano estaria em fase de metástase, se alastrando em direção ao fígado e deixando pouca margem para cura. Sem poder falar, por recomendação médica, o ex-presidente brasileiro teria pedido que Dilma Rousseff ligasse para Caracas para sugerir que Chávez retomasse o tratamento.

De acordo com o jornalista, Fidel Castro também teria pressionando o venezuelano a continuar em Cuba. O avião presidencial, no entanto, teria ficado a postos para voltar para Caracas, afirmou Bocaranda. Chávez teria viajado a Cuba para avaliar se seria possível fazer uma nova operação. Seus filhos também teriam ido à ilha.

O ministro venezuelano de Comunicação, Andrés Izarra, chegou a classificar de "guerra suja dos canalhas" os rumores de que Chávez teria viajado para Cuba no fim de semana por um suposto problema de saúde.

Chávez, de 57 anos, passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor em Havana em junho passado. Após a operação, o presidente passou por sessões de quimioterapia na capital cubana e em Caracas. Ele garante estar curado do câncer, apesar de médicos insistirem ser impossível se declarar livre da doença em um espaço de tempo tão curto.

A junta médica responsável por acompanhar a saúde de Chávez seria composta por nove médicos de Cuba, um da Venezuela, três do Brasil e dois da Espanha. Segundo Bocaranda, mesmo que o estado de Chávez seja delicado, o presidente quer retomar o ataque contra Henrique Capriles Radonski, o candidato da oposição nas eleições presidenciais de 7 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]