• Carregando...

As autoridades de Louisiana anunciaram este sábado a evacuação de alguns distritos do estado e começaram a pedir calma e prudência diante da possibilidade da chegada do furacão Katrina.

- Lousiana pode ser o alvo certo do furacão, sobretudo o sudeste do estado - disse a governadora Kathleen Blanco, em coletiva para a imprensa em que reiterou ser "muito importante manter a calma e ser extremamente prudente".

O prefeito da cidade de New Orleans, Ray Nagin, também chamou a imprensa para alertar aos moradores e turistas que não se trata de uma simulação e pediu para todos adotarem as medidas preventivas. As autoridades já anunciaram evacuações, em alguns casos obrigatórias e outras voluntárias, em Grand Isle e nos distritos de St. Charles, Lafourche, Terrebonne, Plaquemines e St.Bernard.

No estado de Mississipi, outro alvo do furacão, o governador Haley Barbour declarou situação de emergência e anunciou ser muito provável que nas próximas horas algumas áreas do condado costeiro sejam evacuadas. Todas as medidas respondem às advertências dadas pelo último boletim do Centro Nacional de Furacões (CNH), segundo o qual mostra Katrina ganhando força e avançando para o Oeste a 11 quilômetros por hora, formando ventos de 185 km/h.

As previsões indicam que o furacão poderá voltar ao continente na segunda-feira, mas especialistas não sabem exatamente para onde irá. Eles advertem, assim mesmo, que o tamanho e a força de Katrina segue aumentando a ponto de poder se transformar em um furacão de categoria 4, na escala que vai até cinco. Neste caso, o furacão poderá ter ventos de até 210 km/h.

Até o momento, Katrina deixou pelo menos sete mortos e causou graves danos materiais e inundações em várias zonas do sul da Flórida, quando o fenômeno chegou à categoria 1, com ventos de 129 km/h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]