• Carregando...
Argentina tem dois casos de varíola dos macacos, os primeiros da América Latina
| Foto: Reprodução Agência Brasil/Cynthia S. Goldsmith

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou nesta sexta-feira (27/05) um segundo caso de varíola dos macacos no país, referente a um residente da Espanha que estava visitando a província de Buenos Aires e que não tem ligação com o primeiro paciente detectado.

“O estado geral do paciente é bom, ele está isolado e recebendo tratamento sintomático. Seus contatos próximos estão sob rigoroso acompanhamento clínico e epidemiológico, sendo todos assintomáticos até o momento”, informou o comunicado do Ministério.

A pessoa do segundo caso, que apresenta lesões ulcerativas sem outros sintomas associados, havia chegado à Argentina na última quarta-feira e iniciou os sintomas na sexta-feira.

O resultado da reação de amplificação por PCR da amostra retirada deste segundo caso foi positivo, o que confirmou “infecção por poxvírus pertencentes ao grupo eurasiano-africano do gênero Orthopox”, disse a pasta.

Este resultado foi consistente com a observação feita por coloração negativa por microscopia eletrônica de transmissão, onde foram detectadas partículas virais do referido gênero viral, acrescentou a fonte.

O primeiro caso

A Argentina havia confirmado, ainda nesta sexta-feira, o primeiro caso de varíola dos macacos no país, que havia sido relatado como suspeito no último domingo e corresponde a um homem residente na província de Buenos Aires que esteve recentemente na Espanha e apresentou sintomas compatíveis com a doença.

O resultado da reação de amplificação por PCR do primeiro caso foi positivo, por sua vez, o sequenciamento apresentou alta porcentagem de homologia com sequências do clado da África Ocidental, conforme relatado.

De acordo com a nota oficial, o paciente encontra-se em boas condições de saúde, em tratamento sintomático e os seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico sem apresentar sintomas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]