• Carregando...

Buenos Aires – A maioria dos argentinos tem uma opinião desfavorável do presidente americano, George W. Bush, embora reconheça a necessidade de se manter relações estreitas com os Estados Unidos, segundo uma pesquisa sobre política externa divulgada hoje. Na outra ponta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito dos pesquisados.

A sondagem, intitulada "A opinião pública argentina sobre política externa e defesa", também revela um crescimento da popularidade do líder venezuelano, Hugo Chávez, em relação a pesquisas anteriores.

A sondagem anual, realizada pelo Conselho Argentino para as Relações Internacionais (CARI), mostra que em 2006, 72% dos 1 616 entrevistados em todo o país têm uma opinião desfavorável de Bush, seguido pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, com 62%, e o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, com 59%.

Consultados sobre a atual relação entre seu país e os Estados Unidos, 43% consideraram que não prejudica nem beneficia a Argentina, embora coloquem esta nação, junto com Chile, entre as duas primeiras com as quais deveria manter vínculos mais firmes e estreitos depois de Europa e Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]