• Carregando...
Homenagens às vítimas deixadas no Memorial do 11 de setembro em Nova York, EUA, 10 de setembro
Homenagens às vítimas deixadas no Memorial do 11 de setembro em Nova York, EUA, 10 de setembro| Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER

O dia 11 de setembro de 2001 foi um dos mais decisivos para a história dos Estados Unidos. Naquela manhã, 19 terroristas associados à Al Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais e os lançaram contra alvos em solo americano. Duas aeronaves colidiram com as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, outra atingiu o Pentágono, em Washington, e a quarta - que provavelmente tinha como alvo a Casa Branca ou o Capitólio - caiu em um campo na Pensilvânia.

Os ataques terroristas coordenados mataram 2.976 pessoas, deixaram muitas outras feridas e o mundo atônito. Relembre os eventos que antecederam os atentados e os principais momentos da tragédia, que foram assistidos ao vivo pela televisão por milhões de pessoas.

Antes dos ataques

O pano de fundo

A União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979. Soldados afegãos chamados mujahideen tentavam combater a superpotência soviética. No início da década de 1980, os Estados Unidos começam a apoiar os afegãos e a enviar armas para o combate aos soviéticos.

Assim como muitos muçulmanos estrangeiros, o saudita Osama bin Laden lutava ao lado dos mujahideen, e foi um dos líderes de uma organização que arrecadava recursos, armas e combatentes para o Afeganistão. Em 1988, bin Laden e outros extremistas islâmicos formam a organização chamada Al Qaeda (A Base). Em fevereiro de 1989, as tropas soviéticas são derrotadas e deixam o Afeganistão.

Em 1996, Bin Laden faz uma declaração pública de "guerra contra os americanos que ocupam a terra dos dois locais sagrados" e pede por uma jihad global contra os Estados Unidos. A principal reclamação dele era sobre a presença americana na Arábia Saudita: após o Iraque de Saddam Hussein invadir o Kuwait em 1990, forças dos EUA trabalharam com a coroa saudita para proteger a Arábia Saudita, e continuavam lá seis anos depois.

Para Bin Laden, os EUA eram o inimigo que estava manipulando o Oriente Médio e deveria ser derrotado pela união dos muçulmanos. O primeiro grande atentado da Al Qaeda contra os EUA foi em agosto de 1998, com dois ataques simultâneos contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia.

Nesse período, o Talibã controlava grande parte do Afeganistão, depois de ter vencido a guerra civil que ocorreu após a retirada dos soviéticos. Entre 1996 e 2001, o grupo deu abrigo a Al Qaeda em território afegão.

11 de setembro - Minuto a minuto

7:59

O voo 11 da American Airlines decola de Boston com 11 membros da tripulação, 76 passageiros e cinco sequestradores a bordo. A aeronave estava abastecida com mais de 38 mil litros de combustível para o voo programado até Los Angeles.

8:15

O voo 175 da United Airlines decola de Boston, com destino a Los Angeles, com nove tripulantes, 51 passageiros e cinco sequestradores a bordo. A aeronave também estava abastecida com mais de 38 mil litros de combustível.

8:19

Comissárias de bordo do voo 11 fazem contato com a equipe de solo. A comissária Betty Ong alerta a equipe da American Airlines sobre o sequestro do voo. Em uma ligação pelo telefone do avião que durou 25 minutos, ela relata que a cabine do piloto está trancada e que um passageiro foi esfaqueado. Daniel M. Lewin era ex-militar do Exército israelense e pode ter tentado deter os sequestradores, diz relatório da Comissão do 11/9. Ong informa à American Airlines o número dos assentos dos sequestradores.

8:20

O voo 77 da American Airlines, com destino a Los Angeles, decola do Aeroporto de Dulles, em Washington, com seis tripulantes, 53 passageiros e cinco sequestradores a bordo.

8:21

Sequestradores do voo 11 desligam o transponder do avião (dispositivo que permite o monitoramento da rota do voo).

8:24

Ao tentar se comunicar com os passageiros do voo 11, o sequestrador Mohamed Atta acaba transmitindo por engano a mensagem para o controle aéreo. "Temos alguns aviões. Apenas fiquem quietos e vocês ficarão bem. Estamos voltando para o aeroporto". Minutos depois, Atta transmite nova mensagem não intencional ao controle aéreo. Pelo menos uma dessas mensagens é ouvida pelo piloto do voo 175, que informa a Administração Federal de Aviação, minutos antes de ter o seu próprio avião sequestrado pelos terroristas.

8:32

Depois de várias tentativas, a comissária do voo 11 Madeline Amy Sweeney consegue ligar para um amigo em solo, um gerente no Aeroporto de Boston. Em cerca de 12 minutos, ela fornece informações cruciais sobre o sequestro, incluindo a descrição dos terroristas.

8:37

Após ouvir a transmissão de Atta, o Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Boston faz um alerta à Força Aérea dos EUA, que mobiliza jatos da Guarda Aérea Nacional de uma base em Massachusetts para seguir o voo 11.

8:42

O voo 93 da United Airlines, que tinha sofrido um atraso, decola do Aeroporto de Newark com sete tripulantes, 33 passageiros e quatro sequestradores a bordo. O voo estava originalmente destinado a San Francisco.

Ataque à Torre Norte
8:46

O voo 11 se choca contra os andares 93 a 99 da Torre Norte do World Trade Center, em Nova York, matando instantaneamente todos que estavam a bordo. Todas as três escadarias de emergência ficam danificadas e centenas de pessoas ficam presas nos pisos acima do 91° andar.

8:46

O serviço de emergência de Nova York envia policiais, paramédicos e bombeiros à Torre Norte. O chefe do Departamento de Bombeiros de Nova York, que testemunhou a colisão a 14 quarteirões de distância, envia novos alarmes e convoca equipes e veículos. O Departamento de Polícia da Autoridade Portuária, responsável pela segurança do WTC, também mobiliza equipes.

8:50

O presidente George W. Bush, que visitava uma escola primária na Flórida, é avisado que um avião pequeno colidiu com a Torre Norte do WTC.

8:55

Oficial da segurança da Autoridade Portuária anuncia pelo sistema do edifício que a Torre Sul está segura e não há necessidade de evacuação.

8:59

Sargento da polícia da Autoridade Portuária emite ordem de evacuação das duas torres. Um minuto depois, amplia a ordem para todos os civis de todo o complexo do WTC.

9:00

Passageiros do voo 175 ligam para familiares e informam sobre o sequestro. Minutos antes, um comissário de bordo havia alertado a United Airlines em San Francisco.

Ataque à Torre Sul
9:03

Sequestradores lançam o avião 175 contra os andares 77 a 85 da Torre Sul do WTC, matando todos a bordo e um número desconhecido de pessoas no prédio imediatamente. O impacto é transmitido ao vivo pela televisão. Duas das três escadarias de emergência ficam sem passagem, deixando muitos presos acima da zona de impacto. Muitos acabam saltando das janelas.

As torres do World Trade Center logo após terem sido atingidas por aviões em 11 de setembro de 2001, Nova York, EUA
As torres do World Trade Center logo após terem sido atingidas por aviões em 11 de setembro de 2001, Nova York, EUA| EFE/EPA/JASON SZENES
9:03

O espaço aéreo sobre NY é interditado e a polícia e os bombeiros mobilizam reforços adicionais, incluindo pessoal fora de serviço e da região metropolitana.

9:05

O presidente Bush é alertado por um assessor sobre o segundo impacto. Vinte e cinco minutos depois, Bush faz um pronunciamento de cerca de um minuto, ainda na escola primária, chamando os ataques de "tragédia nacional". "Terrorismo contra nossa nação não será tolerado". Ele e outras autoridades deixam a escola às 9:35 para embarcar no Air Force One, que decola às 9:54 sem destino definido. Bush quer retornar à Casa Branca, mas sua equipe de segurança recomenda o pouso em uma base aérea na Louisiana.

9:12

Comissária de bordo do voo 77 liga para sua mãe e avisa que sequestradores tomaram o controle do avião, obrigando passageiros e tripulantes a ficar na traseira do avião. A mãe da comissária liga para a American Airlines. Minutos depois, uma passageira liga para o seu marido, no Departamento de Justiça, e informa que os sequestradores tomaram o controle usando facas e estiletes. Ele alerta outras autoridades federais.

9:36

O vice-presidente Dick Cheney é levado ao centro de operações de emergência presidencial no subsolo da Casa Branca.

Ataque ao Pentágono
9:37

O voo 77 da American Airlines colide com o Pentágono, o Departamento de Defesa dos EUA. O impacto e posterior incêndio matam 125 militares e civis no local, além de todos que estavam a bordo do voo.

A sede do Pentágono após ataque terrorista em 11 de setembro de 2001
A sede do Pentágono após ataque terrorista em 11 de setembro de 2001| EFE/EPA/Robert Turtil / DEPARTMENT OF VETERANS AFFAIRS
9:42

A Administração Federal de Aviação (FAA) fecha o espaço aéreo dos EUA, ordenando o pouso de todos as aeronaves civis no aeroporto mais próximo.

9:45

Evacuações têm início na Casa Branca e no Capitólio, sede do Congresso americano em Washington D.C.

9:52

A Agência de Segurança Nacional intercepta uma ligação telefônica entre uma pessoa ligada a Osama bin Laden, no Afeganistão, e uma pessoa na República da Geórgia, dizendo que tinha boas notícias e que outro alvo havia sido atingido.

9:58

Passageiros do voo 93 fazem pelo menos 37 ligações ao 911, número dos serviços de emergência nos EUA. A última foi feita às 9:58 por um passageiro que ligou de seu celular e, como o avião voava baixo, conseguiu contato com um operador na Pensilvânia.

Queda da Torre Sul
9:59

Após pegar fogo por 56 minutos, a Torre Sul do WTC colapsa em dez segundos. Mais de 800 civis e socorristas morrem.

10:03

O voo 93 cai em um campo em Shanksville, Pensilvânia, depois de os passageiros e tripulantes terem invadido a cabine do piloto para tentar retomar o controle. Todos a bordo morrem na queda, que ocorreu a um distância de aproximadamente 20 minutos de voo até Washington DC.

Queda da Torre Norte
10:28

Após 102 minutos de incêndio, a Torre Norte desaba. Mais de 1.600 pessoas morrem como resultado do ataque a essa torre.

11:02

O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, que estava perto do WTC quando a primeira torre caiu, se abrigou em um edifício comercial na área. Ao caminhar em direção a uma base temporária de operações da prefeitura, Giuliani fala a repórteres e pede que a população evacue a área da Baixa Manhattan.

12:16

O último avião que sobrevoava o espaço aéreo dos EUA pousa. Cerca de 4.500 foram obrigados a pousar nas duas horas e meia anteriores. Com os voos cancelados, passageiros ficam isolados e outras opções como trens, ônibus ou carros alugados são cancelados ou se esgotam rapidamente.

12:30

Grupo de 13 socorristas e um civil que sobreviveram à queda da Torre Norte é localizado. Eles tentavam deixar o prédio quando houve o colapso, e a parte baixa da escadaria onde estavam resistiu à queda.

14:50

O Air Force One, que levava o presidente Bush e membros de sua equipe, pousa em uma base aérea no Nebraska. Mais cedo, enquanto sobrevoava em busca de opções seguras, o avião fez um pouso em base aérea da Lousiana. Bush retornou a Washington DC naquela noite, pousando na Base Aérea Andrews e seguindo de helicóptero até a Casa Branca.

O presidente dos EUA, George W. Bush, fala com o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card, a bordo do Air Force One, 11 de setembro de 2001
O presidente dos EUA, George W. Bush, fala com o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card, a bordo do Air Force One, 11 de setembro de 2001| EFE/EPA/Doug_Mills / POOL
15:00

Socorristas resgatam Pasquale Buzzelli, um funcionário da Autoridade Portuária, dos escombros da Torre Norte. Ele estava em algum lugar entre o 13° e o 22° andar quando o prédio caiu, e sobreviveu com um pé quebrado e escoriações.

17:20

O edifício sete do complexo do World Trade Center desaba. O prédio de 47 andares havia sido evacuado e não há vítimas da queda.

20:30

O presidente George Bush faz um pronunciamento à nação. Da Casa Branca, ele declara: "Eu direcionei todos os recursos de nossas comunidades de inteligência e aplicação da lei para encontrar os responsáveis e levá-los à justiça. Não faremos distinção entre os terroristas que cometeram esses atos e aqueles que os abrigam".

22:30

Socorristas localizam dois oficiais da Autoridade Portuária vivos nos escombros. Um deles é resgatado após três horas e o segundo, após oito horas de escavações.

Bombeiros e socorristas fazem buscas nos escombros do World Trade Center, Nova York, 13 de setembro de 2001
Bombeiros e socorristas fazem buscas nos escombros do World Trade Center, Nova York, 13 de setembro de 2001| EFE/EPA/BETH A. KEISER / POOL
Tarde de 12 de setembro

Equipes de socorro fazem o último resgate de pessoa viva no WTC. No total, 20 pessoas foram retiradas com vida dos escombros.

Após o 11 de setembro

7 de outubro de 2001
Operação Liberdade Duradoura

Estados Unidos lançam a Operação Liberdade Duradoura, ao lado de outros países, com o objetivo de remover o Talibã do Afeganistão, depois que o grupo se recusou a entregar Osama bin Laden, líder da Al Qaeda. Após cerca de dois meses, o Talibã é derrubado do poder no país.

17 de abril de 2002
Governo de transição no Afeganistão

Um governo de transição no Afeganistão comandado por Hamid Karzai é estabelecido em Cabul.

2003
Talibã se reagrupa

Enquanto as atenções estão voltadas para a invasão dos EUA ao Iraque, o Talibã e outros grupos extremistas se reagrupam no Afeganistão.

22 de julho de 2004
Comissão Nacional sobre os Ataques aos EUA

A Comissão Nacional sobre os Ataques contra os EUA, formada em 2002 para investigar os eventos do 11 de setembro, publica o seu relatório final, apontando Khalid Sheikh Mohammed como "principal arquiteto" dos atentados. Ele permanece preso em na base naval na Baía de Guantánamo, Cuba. O seu julgamento estava marcado para este ano, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19.

2009
Maior presença americana no Afeganistão

Nos primeiros meses da presidência de Barack Obama nos EUA, o número de soldados americanos no Afeganistão aumenta para 68 mil. Em dezembro do mesmo ano, as tropas americanas no país chegam a cerca de 100 mil. O objetivo era conter o Talibã e fortalecer as instituições afegãs.

2 de maio de 2011
Bin Laden é morto

Osama bin Laden, líder da Al Qaeda identificado como a mente por trás dos atentados, é localizado e morto por forças especiais dos Estados Unidos no Paquistão, onde ele estava se escondendo.

Junho de 2011
Obama anuncia retirada de tropas

Obama anuncia que os EUA começarão a retirada de tropas do Afeganistão, em meio às primeiras tentativas de negociações entre EUA, Talibã e governo afegão. Em dezembro do mesmo ano, os EUA retiram suas tropas do Iraque.

28 de dezembro de 2014
Fim das operações de combate

A Otan encerra formalmente as operações de combate no Afeganistão e transfere oficialmente a responsabilidade pela segurança do país ao governo afegão. Tem início a Operação Apoio Resoluto, para dar suporte ao governo afegão e treinamento militar para o combate a grupos terroristas.

29 de fevereiro de 2020
EUA e Talibã assinam acordo de paz

O governo dos Estados Unidos, sob a administração Donald Trump, assina um acordo de paz com o Talibã em Doha, no Qatar, sem a participação do governo afegão. Os EUA se comprometem a retirar suas tropas do Afeganistão em 14 meses. Em troca, o Talibã se compromete a não permitir que grupos terroristas usem o território controlado pelo grupo no Afeganistão para ações que ameacem a segurança dos EUA e de seus aliados. Nos 18 meses seguintes, as tropas americanas são gradativamente retiradas e milhares de combatentes do Talibã são libertados da prisão.

O prazo inicial para a retirada total das tropas americanas era 1° de maio de 2021. Nos seus últimos dias na Casa Branca, Trump anuncia que as forças americanas no país foram reduzidas para 2.500 militares.

Ao assumir a presidência, Joe Biden anuncia que irá manter o acordo de Trump, mas muda o prazo para a retirada completa para 11 de setembro de 2021.

Leia também: O erro crasso de querer negociar com o Talibã

15 de agosto de 2021
Queda de Cabul

Após conquistar grande parte do território afegão com uma rápida ofensiva lançada em maio, o Talibã toma o poder em Cabul e declara vitória.

26 de agosto de 2021
Estado Islâmico-K ataca aeroporto

Enquanto a caótica operação de evacuação continua no Afeganistão, a filial do Estado Islâmico no país realiza um atentado suicida que mata mais de 180 civis afegãos e 13 militares americanos.

30 de agosto de 2021
Fim da presença americana no Afeganistão

O último avião militar americano deixa o Afeganistão, encerrando 20 anos de presença militar ocidental no país asiático.

Com informações do 9/11 Memorial.

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]