• Carregando...
O astronauta Scott Kelly brinca com frutas no espaço | Reprodução Twitter/
O astronauta Scott Kelly brinca com frutas no espaço| Foto: Reprodução Twitter/

Após 340 dias de trabalho na Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês), o astronauta da Nasa Scott Kelly volta ao solo nesta terça-feira (1°), após ter entregado o comando da estação a Tim Kopra na última segunda-feira (29). Junto do americano estarão os cosmonautas russos, da agência Roscosmos, Mikhail Kornienko e Sergey Volkov.

Kelly ficou conhecido na web após compartilhar em seus perfis das redes sociais diversas fotos do dia-a-dia no espaço, desde imagens descontraídas da vida cotidiana a bordo a paisagens do Planeta Terra. Algumas delas, de tirar o fôlego.

Confira abaixo algumas das melhores fotos do astronauta.

Leia também: Astronauta divulga imagens fantásticas do deserto do Saara

Assista: Astronauta filma volta completa da Terra vista do espaço

Ceia de Natal e recordes

Além das constantes postagens de Kelly no Twitter e no Instagram, a missão fugiu do convencional em outros aspectos. No Natal, os astronautas em missão na ISS tiveram uma ceia mais do que especial. Com cardápio assinado pelo chef britânico Heston Blumenthal, do restaurante The Fat Duck, os tripulantes degustaram pratos como frango tailandês ao curry, salmão do Alasca e mousse de limão, enviados para a estação em um contêiner especial.

A viagem também marcou a quebra de alguns recordes. Kelly e Kornienko foram os astronautas com a mais longa permanência na ISS, uma vez que as missões ao local costumam durar entre quatro e seis meses. Ainda, com esta viagem, Kelly somou 520 dias no espaço, ultrapassando o recorde de 382 dias, de Mike Fincke.

Foco em Marte

O principal objetivo do experimento ao qual Kelly e Kornienko foram submetidos era o de estudar a capacidade de adaptação do corpo humano a ambientes de baixa gravidade, com foco em futuras missões a Marte e outros destinos no espaço profundo, que podem ter longa duração.

Dentre as mudanças que podem ocorrer no corpo está a perda de massa muscular e da densidade dos ossos, além de modificações no sistema circulatório.

Cobertura especial

Desde a segunda-feira (29), a Nasa realiza uma cobertura do retorno dos astronautas à Terra. O itinerário pode ser conferido neste link e as imagens estão disponíveis na Nasa TV.

Colaborou: Mariana Balan

Veja algumas fotos de Scott Kelly, tiradas do espaço:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]